<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: A institucionalização da pesquisa científica brasileira :
Normal view MARC view ISBD view

A institucionalização da pesquisa científica brasileira : os primeiros anos de atuação do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq)

By: FONSECA, Marcelo Luiz Mendes da Fonseca.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : CGEE, jun. 2013Online resources: Acesso Parcerias Estratégicas 18, 36, p. 253-267Abstract: O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí- fico e Tecnológico é o sucessor do antigo Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), do qual conserva a sigla. O órgão promove ciência, tecnologia e inovação e tem apoiado, ao longo dos anos, a forma- ção de milhares de pesquisadores, cientistas e técnicos. Alguns fatores parecem ter cooperado para a implantação deste órgão. De um lado, desde o final da década de 1940, a participação do Estado na economia do Brasil vinha se tornando cada vez mais significativa e, desta forma, a criação do CNPq inclui-se em um quadro geral de atuação econômica estatal, de acordo com uma política pública predominantemente industrializante. Por outro lado, a ideia do prestígio internacional, que a criação de um conselho de pesquisas poderia trazer, influi de forma considerável na criação deste organismo. O artigo tem como proposta investigar a atuação do CNPq no período 1951-1962, a partir da questão nuclear no contexto do pós-guerra. O trabalho abordará a ideia que a intensificação da industrialização baseada principalmente na importação de tecnologia externa causou uma diferenciação da divisão do trabalho, evidenciando a necessidade de formação de recursos humanos qualificados.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí- fico e Tecnológico é o sucessor do antigo Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), do qual conserva a sigla. O órgão promove ciência, tecnologia e inovação e tem apoiado, ao longo dos anos, a forma- ção de milhares de pesquisadores, cientistas e técnicos. Alguns fatores parecem ter cooperado para a implantação deste órgão. De um lado, desde o final da década de 1940, a participação do Estado na economia do Brasil vinha se tornando cada vez mais significativa e, desta forma, a criação do CNPq inclui-se em um quadro geral de atuação econômica estatal, de acordo com uma política pública predominantemente industrializante. Por outro lado, a ideia do prestígio internacional, que a criação de um conselho de pesquisas poderia trazer, influi de forma considerável na criação deste organismo. O artigo tem como proposta investigar a atuação do CNPq no período 1951-1962, a partir da questão nuclear no contexto do pós-guerra. O trabalho abordará a ideia que a intensificação da industrialização baseada principalmente na importação de tecnologia externa causou uma diferenciação da divisão do trabalho, evidenciando a necessidade de formação de recursos humanos qualificados.

ISSN Online: 21769729

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha