<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Produção na Amazônia Florestal :
Normal view MARC view ISBD view

Produção na Amazônia Florestal : características, desafios e oportunidades

By: VERÍSSIMO, Adalberto.
Contributor(s): PEREIRA, Denys.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : CGEE, jun. 2014Online resources: Acesso Parceiras Estratégicas 18, 37, p. 13-44Abstract: A Amazônia brasileira é uma das principais regiões produtoras de madeira tropical no Brasil e no mundo. A partir do final da década de 1990, o setor florestal madeireiro esteve no centro das discussões de políticas públicas por ser uma atividade catalisadora do processo de ocupação predatória. Até 1994, o técnicas de manejo florestal eram uma praticamente inexistentes na Amazônia Entretanto, houve avanços nas técnicas de manejo florestal, melhoria da fiscalização ambiental e aperfeiçoamento do marco regulatório com destaque para a lei de concessões florestais ou lei de gestão de florestas públicas em 2006 (Lei 11.284/2006).. Há perspectivas de aumento da silvicultura na Amazônia. Por sua vez, a adoção do manejo florestal também deve aumentar na próxima década na medida em que amplia-se a oferta de áreas de concessão florestal e ao mesmo tempo se intensifica o combate a madeira ilegal. Porém, a mudança no mercado consumidor que tem preferido madeira plantada a madeira nativa representa um grande desafio para o setor de madeira nativa da região Além disso, haverá pressão crescente para que haja pagamento pelos serviços ambientais gerados pela floresta Amazônica, devido ao agravamento da crise climática, aumento do entendimento sobre o papel da floresta tropical na regulação do clima, e, por último, a constatação de que o pagamento dos serviços ambientais é uma das formas mais baratas para conservar grandes áreas de floresta tropical.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

A Amazônia brasileira é uma das principais regiões produtoras de madeira tropical no Brasil e no mundo. A partir do final da década de 1990, o setor florestal madeireiro esteve no centro das discussões de políticas públicas por ser uma atividade catalisadora do processo de ocupação predatória. Até 1994, o técnicas de manejo florestal eram uma praticamente inexistentes na Amazônia Entretanto, houve avanços nas técnicas de manejo florestal, melhoria da fiscalização ambiental e aperfeiçoamento do marco regulatório com destaque para a lei de concessões florestais ou lei de gestão de florestas públicas em 2006 (Lei 11.284/2006).. Há perspectivas de aumento da silvicultura na Amazônia. Por sua vez, a adoção do manejo florestal também deve aumentar na próxima década na medida em que amplia-se a oferta de áreas de concessão florestal e ao mesmo tempo se intensifica o combate a madeira ilegal. Porém, a mudança no mercado consumidor que tem preferido madeira plantada a madeira nativa representa um grande desafio para o setor de madeira nativa da região Além disso, haverá pressão crescente para que haja pagamento pelos serviços ambientais gerados pela floresta Amazônica, devido ao agravamento da crise climática, aumento do entendimento sobre o papel da floresta tropical na regulação do clima, e, por último, a constatação de que o pagamento dos serviços ambientais é uma das formas mais baratas para conservar grandes áreas de floresta tropical.

ISSN Online: 21769729

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha