<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Governo aberto :
Normal view MARC view ISBD view

Governo aberto : a tecnologia contribuindo para maior aproximação entre o estado e a sociedade

By: BERBERIAN, Cynthia de Freitas Q.
Contributor(s): MELLO, Patricia Jussara Sari Mendes de | CAMARGO, Renata Miranda Passos.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : TCU, set./dez. 2014Title translated: Open Government: technology contributing to promote closer relations between the state and society.Subject(s): Governo Eletrônico | Transparência Governamental | Tecnologia da Informação | Acesso á Informação | Estado e Sociedade | Controle Social | Participação SocialOnline resources: Acesso Revista do TCU 46, 131, p. 30-39Abstract: Abertura, transparência, colaboração e participação social são alguns dos temas tratados neste artigo, que tem por objeto de estudo o Governo Aberto e a contribuição da tecnologia da informação e comunicação para maior aproximação entre Estado e sociedade. Em termos metodológicos, trata-se de estudo descritivo, com base em revisão de literatura, análise e síntese de informações disponibilizadas por organizações comprometidas com a transparência. Ao longo deste artigo, discute-se o conceito de Governo Aberto, seu propósito, princípios e pilares. Apresenta-se a experiência dos Estados Unidos, um dos países de referência no tema, e do Brasil. Explicita-se como o setor de educação vem utilizando a tecnologia e os fundamentos de Governo Aberto para prover novas e melhores soluções. Indicam- -se alguns desafios existentes no processo de abertura de dados e, ao final do estudo, apresenta-se uma reflexão sobre a atuação e participação do Tribunal de Contas da União (TCU) no estímulo e controle de práticas, dados e informações de Governo Aberto, bem como na promoção da transparência governamental, da colaboração e da participação social.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Abertura, transparência, colaboração e participação social são alguns dos temas tratados neste artigo, que tem por objeto de estudo o Governo Aberto e a contribuição da tecnologia da informação e comunicação para maior aproximação entre Estado e sociedade. Em termos metodológicos, trata-se de estudo descritivo, com base em revisão de literatura, análise e síntese de informações disponibilizadas por organizações comprometidas com a transparência. Ao longo deste artigo, discute-se o conceito de Governo Aberto, seu propósito, princípios e pilares. Apresenta-se a experiência dos Estados Unidos, um dos países de referência no tema, e do Brasil. Explicita-se como o setor de educação vem utilizando a tecnologia e os fundamentos de Governo Aberto para prover novas e melhores soluções. Indicam- -se alguns desafios existentes no processo de abertura de dados e, ao final do estudo, apresenta-se uma reflexão sobre a atuação e participação do Tribunal de Contas da União (TCU) no estímulo e controle de práticas, dados e informações de Governo Aberto, bem como na promoção da transparência governamental, da colaboração e da participação social.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha