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Dinâmica da Eficiência Produtiva das Instituições Federais de Ensino Superior

By: COSTA, Edward Martins.
Contributor(s): Ramos, Francisco de Sousa | SOUZA, Hermino Ramos de | SAMPAIO, Luciano Menezes Bezerra.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : IPEA, jan./jun. 2015Online resources: Acesso Planejamento e Políticas Públicas - PPP 44, p. 51-84Abstract: Este trabalho examina a fronteira de eficiência da educação superior pública federal através de uma metodologia não paramétrica denominada Análise Envoltória de Dados (DEA), considerando as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) como as unidades de comparação. Foram estimadas as fronteiras dinâmicas, bem como foi avaliado o índice de Malmquist, que verifica a mudança de produtividade entre dois períodos. A mensuração foi realizada através de alguns indicadores educacionais de gestão (os inputs e os outputs do processo produtivo) fornecidos pelas próprias instituições, para o período de 2004 a 2008. As quarenta e nove IFES foram organizadas em dois subconjuntos (A e B), de acordo com as similaridades de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, para minimizar a heterogeneidade existente no setor. Os resultados das estimações das fronteiras de eficiência dos modelos dinâmicos apontaram escores de eficiências elevados, porém uma queda de produtividade para a maioria das IFES, indicando que pode estar havendo deterioração do produto educacional ao longo do tempo
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Este trabalho examina a fronteira de eficiência da educação superior pública federal através de uma metodologia não paramétrica denominada Análise Envoltória de Dados (DEA), considerando as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) como as unidades de comparação. Foram estimadas as fronteiras dinâmicas, bem como foi avaliado o índice de Malmquist, que verifica a mudança de produtividade entre dois períodos. A mensuração foi realizada através de alguns indicadores educacionais de gestão (os inputs e os outputs do processo produtivo) fornecidos pelas próprias instituições, para o período de 2004 a 2008. As quarenta e nove IFES foram organizadas em dois subconjuntos (A e B), de acordo com as similaridades de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, para minimizar a heterogeneidade existente no setor. Os resultados das estimações das fronteiras de eficiência dos modelos dinâmicos apontaram escores de eficiências elevados, porém uma queda de produtividade para a maioria das IFES, indicando que pode estar havendo deterioração do produto educacional ao longo do tempo

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