O espetáculo urbano no Rio de Janeiro : comunicação e promoção cultural
By: RIBEIRO, Ana Clara Torres.
Material type: ArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPPUR/UFRJ , Jan./Dez. 1995Online resources: Acesso Cadernos IPPUR 9, 1/4, p. 55-64Abstract: O texto reflete sobre os desafios da vida metropolitana em países do capitalismo periférico, valorizando o novo lugar ocupado pela cultura e pelas comunicações na gestão dos interesses dominantes. Preocupa-se, sobretudo, com a integração social - expressa no nível da totalidade metropolitana - quando essa gestão manipula o tecido social por meio de técnicas que valorizam determinados lugares e práticas sociais: trata-se da promoção cultural que interfere na vida espontânea da cidade. Realiza tal reflexão a partir do exemplo do Rio de Janeiro e da articulação entre comunicações, marketing e políticas culturais. Assinala os riscos da padronização desses lugares e práticas, responsáveis por barreiras à apropriação social da cidade e pela perda de suas características únicas, características essas que, contraditoriamente, podem apoiá-la na disputa por funções mundiais associadas à nova fase do capitalismoO texto reflete sobre os desafios da vida metropolitana em países do capitalismo periférico, valorizando o novo lugar ocupado pela cultura e pelas comunicações na gestão dos interesses dominantes. Preocupa-se, sobretudo, com a integração social - expressa no nível da totalidade metropolitana - quando essa gestão manipula o tecido social por meio de técnicas que valorizam determinados lugares e práticas sociais: trata-se da promoção cultural que interfere na vida espontânea da cidade. Realiza tal reflexão a partir do exemplo do Rio de Janeiro e da articulação entre comunicações, marketing e políticas culturais. Assinala os riscos da padronização desses lugares e práticas, responsáveis por barreiras à apropriação social da cidade e pela perda de suas características únicas, características essas que, contraditoriamente, podem apoiá-la na disputa por funções mundiais associadas à nova fase do capitalismo
There are no comments for this item.