Algumas memórias do cinema cubano mais polêmico
By: DEL RIO, Joel.
Material type: ArticlePublisher: São Paulo : IEA, mai/ago.2011Online resources: Acesso Estudos Avançados 25, 72, p. 145-159Abstract: Desde a fundação, em 1959, do Instituto Cubano da Arte e Indústria Cinematográficas (Icaic), apareceu um grupo de filmes dedicados a incentivar a polêmica social e a fustigar os erros do socialismo na Ilha. Este texto se propõe a analisar alguns dos principais vetores de pensamento que gravitaram sobre alguns desses filmes (documentários e de ficção) capazes de levantar a polêmica, sobretudo, em seu caráter de espelhos fiéis da realidade. Também se tenta demonstrar o vertical compromisso com a realidade e seus dilemas quotidianos que tem caracterizado o melhor cinema cubano - quer dizer, o cinema cubano mais polêmico -, amparado numa política institucional decidida a demonstrar, coerentemente, a relevância artística e social de um cinema anticonformista que revele e denuncie um cinema que critique e questione, profundamente ligado ao compromisso, ao esforço coletivo para atingir uma sociedade mais justa, igualitária e humanista. Desde PM até Fresa y chocolate [Morango e chocolate], passando por Un día de noviembre e Papeles secundarios, o texto se propõe a interpretar as nuanças de cada polêmica, enquanto descreve os aportes de tais filmes à fibra medular da cultura cubanaDesde a fundação, em 1959, do Instituto Cubano da Arte e Indústria Cinematográficas (Icaic), apareceu um grupo de filmes dedicados a incentivar a polêmica social e a fustigar os erros do socialismo na Ilha. Este texto se propõe a analisar alguns dos principais vetores de pensamento que gravitaram sobre alguns desses filmes (documentários e de ficção) capazes de levantar a polêmica, sobretudo, em seu caráter de espelhos fiéis da realidade. Também se tenta demonstrar o vertical compromisso com a realidade e seus dilemas quotidianos que tem caracterizado o melhor cinema cubano - quer dizer, o cinema cubano mais polêmico -, amparado numa política institucional decidida a demonstrar, coerentemente, a relevância artística e social de um cinema anticonformista que revele e denuncie um cinema que critique e questione, profundamente ligado ao compromisso, ao esforço coletivo para atingir uma sociedade mais justa, igualitária e humanista. Desde PM até Fresa y chocolate [Morango e chocolate], passando por Un día de noviembre e Papeles secundarios, o texto se propõe a interpretar as nuanças de cada polêmica, enquanto descreve os aportes de tais filmes à fibra medular da cultura cubana
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