A Metáfora Cidade-Empresa no Planejamento Estratégico de Cidades
By: OLIVEIRA, Fabricio Leal
.
Material type: ![materialTypeLabel](/opac-tmpl/lib/famfamfam/AR.png)
Este artigo aborda o planejamento estratégico de cidades a partir dos significados que emergem da afirmação contemporânea da metáfora cidade-empresa. São identificados, nas práticas e discursos contemporâneos, elementos que revelam uma submissão da política urbana à performance eficaz e, portanto, à técnica. Não só os mesmos diagnósticos e meios para a integração competitiva no mundo globalizado são enunciados e defendidos por autores de diversas origens, como os próprios vocabulários desses autores celebram palavras e ex-
pressões-chave que reafirmam, pela repetição exaustiva, o que constituiriam
receitas para as cidades. No planejamento estratégico de cidades e na afirmação da metáfora cidade-empresa, o que está em jogo não é procurar compreender o que é a cidade, nem estabelecer o que seria uma cidade justa, mas determinar o que torna uma cidade mais eficaz na competição com seus concorrentes
There are no comments for this item.