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Sistema Nacional de Educação e relações intergovernamentais no Brasil

By: DUARTE, Marisa R. T.
Contributor(s): SANTOS, M. Rosimary Soares.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Campinas : CEDES, out./dez. 2014Title translated: The National Education System and intergovernmental relations in Brazil / Système National d’Éducation et relations; intergouvernementales au Brésil.Subject(s): Educação | Relações Intergovernamentais | Política Educacional | Políticas PúblicasOnline resources: Acesso Educação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação 35, 129, p. 1115-1136Abstract: A hipótese analisada nesse artigo considerou o discurso político sobre a constituição de um Sistema Nacional de Educação no Brasil como expressão de novo arranjo institucional para as relações intergovernamentais no sistema educacional federativo. O objetivo do estudo é compreender que elementos e mecanismos compõem o quadro analítico condutor de políticas públicas em educação para a nação. Para este fim, analisou-se a legislação constitucional de regulação institucional das relações entre os entes federados, a Lei que aprovou o novo Plano Nacional de Educação e o projeto de Lei Complementar, que objetiva regulamentar relações intergovernamentais no Sistema Educacional brasileiro. O estudo concluiu a respeito do silêncio discursivo em torno de políticas de cunho redistributivo e da regulamentação de relações intergovernamentais mediante normas infra legais
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A hipótese analisada nesse artigo considerou o discurso político sobre a constituição de um Sistema Nacional de Educação no Brasil como expressão de novo arranjo institucional para as relações intergovernamentais no sistema educacional federativo. O objetivo do estudo é compreender que elementos e mecanismos compõem o quadro analítico condutor de políticas públicas em educação para a nação. Para este fim, analisou-se a legislação constitucional de regulação institucional das relações entre os entes federados, a Lei que aprovou o novo Plano Nacional de Educação e o projeto de Lei Complementar, que objetiva regulamentar relações intergovernamentais no Sistema Educacional brasileiro. O estudo concluiu a respeito do silêncio discursivo em torno de políticas de cunho redistributivo e da regulamentação de relações intergovernamentais mediante normas infra legais

ISSN eletrônico: 16784626

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