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Os Herdeiros : fundamentos para uma sociologia do ensino superior

By: NOGUEIRA, Claudio M. M.
Contributor(s): NOGUEIRA, Maria Alice.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Campinas : CEDES, jan./mar. 2015Title translated: The Inheritors: fundaments for a higher education sociology / Les Héritiers: les fondements d’une sociologie de l’enseignement supérieur.Subject(s): Ensino Superior | Sociologia da Educação | Acesso à Educação | Cultura | AnáliseOnline resources: Acesso Educação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação 36, 130, p. 47-62Abstract: O artigo faz um exame do livro Os Herdeiros publicado, em 1964, na França, por P. Bourdieu e J.-C. Passeron. Inicia pela caracterização do contexto social e sociológico da obra e do corpus de dados empíricos que dá sustentação às análises dos autores. Envereda por suas teses sobre as desigualdades de acesso ao ensino superior, sobre as diferenças nas escolhas de cursos e de percursos acadêmicos no interior desse nível de ensino, e sobre as diferentes formas de se relacionar com a cultura legítima e o mundo universitário, segundo os diferentes grupos sociais. Finaliza examinando a proposta, defendida ao final da obra, de uma “pedagogia racional”, como o único meio possível de neutralizar a ação da herança cultural sobre os destinos escolares dos indivíduos
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O artigo faz um exame do livro Os Herdeiros publicado, em 1964, na França, por P. Bourdieu e J.-C. Passeron. Inicia pela caracterização do contexto social e sociológico da obra e do corpus de dados empíricos que dá sustentação às análises dos autores. Envereda por suas teses sobre as desigualdades de acesso ao ensino superior, sobre as diferenças nas escolhas de cursos e de percursos acadêmicos no interior desse nível de ensino, e sobre as diferentes formas de se relacionar com a cultura legítima e o mundo universitário, segundo os diferentes grupos sociais. Finaliza examinando a proposta, defendida ao final da obra, de uma “pedagogia racional”, como o único meio possível de neutralizar a ação da herança cultural sobre os destinos escolares dos indivíduos

ISSN eletrônico: 16784626

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