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Diálogo de saberes no Instituto dos Conhecimentos Indígenas e Pesquisa do Rio Negro (AM)

By: MEDEIROS, Iraci Aguiar.
Contributor(s): LIMA, José Hartur Setúbal.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : CGEE, jul./dez. 2014Online resources: Acesso Parcerias Estratégicas 19, 39, p. 35-48Abstract: Este artigo discute a proposta de criação do Instituto dos Conhecimentos Indígenas e Pesquisa do Rio Negro (Iciprn) e do Programa de FormaçãoAbstract: Avançada Indígena (PFAI) (REL. ICIPRN, 2013), além de alternativas de alinhamento do modelo jurídicoinstitucional e da estrutura organizacional dessa iniciativa, com base em demanda apresentada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelos povosAbstract: indígenas (31 etnias) (REL. ICIPRN, 2013), que ocupam territórios demarcados pelo governo brasileiro na bacia do Rio Negro, no Estado do Amazonas. AAbstract: principal finalidade da proposta é viabilizar o diálogo entre os conhecimentos dos povos indígenas e não indígenas, a partir da produção de conhecimentosAbstract: colaborativos e de formação avançada para a promoção do “bem viver”, em especial na Amazônia. O Programa é uma experiência desafiadora e inovadora para o País, pois representa um modelo diferenciado de curso de graduação de nível tecnológico para formar profissionais indígenas, a priori, em um espaço em que se relacionam, além de pessoas de diferentes grupos étnicos, também seus conhecimentos e saberes, ou seja, com interação de múltiplas formas de enxergar e pensar o mundo e com a promoção da “ecologia dos saberes”. (SANTOS, 2004, p.76-78)
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Este artigo discute a proposta de criação do Instituto dos Conhecimentos Indígenas e Pesquisa do Rio Negro (Iciprn) e do Programa de Formação

Avançada Indígena (PFAI) (REL. ICIPRN, 2013), além de alternativas de alinhamento do modelo jurídicoinstitucional e da estrutura organizacional dessa iniciativa, com base em demanda apresentada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelos povos

indígenas (31 etnias) (REL. ICIPRN, 2013), que ocupam territórios demarcados pelo governo brasileiro na bacia do Rio Negro, no Estado do Amazonas. A

principal finalidade da proposta é viabilizar o diálogo entre os conhecimentos dos povos indígenas e não indígenas, a partir da produção de conhecimentos

colaborativos e de formação avançada para a promoção do “bem viver”, em especial na Amazônia. O Programa é uma experiência desafiadora e inovadora para o País, pois representa um modelo diferenciado de curso de graduação de nível tecnológico para formar profissionais indígenas, a priori, em um espaço em que se relacionam, além de pessoas de diferentes grupos étnicos, também seus conhecimentos e saberes, ou seja, com interação de múltiplas formas de enxergar e pensar o mundo e com a promoção da “ecologia dos saberes”. (SANTOS, 2004, p.76-78)

ISSN Online: 21769729

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