Panorama da educação básica
By: EQUIPE TÉCNICA DA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS DO INEP.
Material type: ArticlePublisher: Brasília : MDS, 2014Online resources: Acesso Cadernos de Estudos Desenvolvimento Social em Debate : Resultados, avanços e desafios das condicionalidades de educação do programa bolsa família 18, p. 15-35Abstract: O presente texto objetiva apresentar um panorama da educação básica no Brasil, utilizando, prioritariamente, os dados do Censo da Educação Básica, também conhecido por Censo Escolar. A análise ora apresentada é orientada pelas estatísticas organizadas em tabelas, detalhadas pelas etapas e modalidades de ensino, possibilitando algumas interpretações de séries históricas até o ano de 2013, enfocando condições de oferta (porte da escola e infraestrutura existência de biblioteca ou sala de leitura, acesso à Internet, laboratório de informática, acessibilidade e quadra de esporte), funções docentes e matrículas. As possibilidades de análise das informações coletadas pelo Censo da Educação Básica não se esgotam neste texto. Pelo contrário, tem a pretensãoAbstract: de estimular a discussão dos seus resultados, favorecendo a adaptação do matiz do retrato da educação básica brasileira que se configura a partir de algumas análises aqui desenvolvidas. Os resultados do Censo Escolar são disponibilizados sistematicamente pelo Inep, permitindo que pesquisadores e instituições façam suas próprias leituras sobre esse rico acervo de dadosO presente texto objetiva apresentar um panorama da educação básica no Brasil, utilizando, prioritariamente, os dados do Censo da Educação Básica, também conhecido por Censo Escolar. A análise ora apresentada é orientada pelas estatísticas organizadas em tabelas, detalhadas pelas etapas e modalidades de ensino, possibilitando algumas interpretações de séries históricas até o ano de 2013, enfocando condições de oferta (porte da escola e infraestrutura existência de biblioteca ou sala de leitura, acesso à Internet, laboratório de informática, acessibilidade e quadra de esporte), funções docentes e matrículas. As possibilidades de análise das informações coletadas pelo Censo da Educação Básica não se esgotam neste texto. Pelo contrário, tem a pretensão
de estimular a discussão dos seus resultados, favorecendo a adaptação do matiz do retrato da educação básica brasileira que se configura a partir de algumas análises aqui desenvolvidas. Os resultados do Censo Escolar são disponibilizados sistematicamente pelo Inep, permitindo que pesquisadores e instituições façam suas próprias leituras sobre esse rico acervo de dados
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