Condicionalidade de educação do programa bolsa família : concepção e organização do acompanhamento
By: AGATTE, Juliana Picoli.
Contributor(s): ANTUNES, Marcos Maia.
Material type: ArticlePublisher: Brasília : MDS, 2014Online resources: Acesso Cadernos de Estudos Desenvolvimento Social em Debate : Resultados, avanços e desafios das condicionalidades de educação do programa bolsa família 18, p. 36-49Abstract: Este artigo destina-se a introduzir a concepção em torno das condicionalidades da educação do Programa Bolsa Família (PBF), bem como sua organização e sistemática de acompanhamento. O artigo não tem por objetivo discutir a efetividade e os impactos das condicionalidades. Também não se propõe a verificar essas dimensões, deixando essa tarefa para outros estudos a respeito do tema. Visa apresentar rapidamente as concepções e a forma como é operacionalizado o acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários do PBF, assim como os resultados, em termos de eficácia e abrangência, alcançados nesses anos de Programa. Além da introdução, o artigo é composto por três partes. Na primeira são abordadas as concepções subjacentes ao acompanhamento das condicionalidades da educação do Programa Bolsa Família. Na segunda parte, é apresentada a descrição da operacionalização. Na terceira, são expostos alguns resultados em termos de abrangência e eficácia e, a fim de instigar o debate, alguns desafios postos ao acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários do ProgramaEste artigo destina-se a introduzir a concepção em torno das condicionalidades da educação do Programa Bolsa Família (PBF), bem como sua organização e sistemática de acompanhamento. O artigo não tem por objetivo discutir a efetividade e os impactos das condicionalidades. Também não se propõe a verificar essas dimensões, deixando essa tarefa para outros estudos a respeito do tema. Visa apresentar rapidamente as concepções e a forma como é operacionalizado o acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários do PBF, assim como os resultados, em termos de eficácia e abrangência, alcançados nesses anos de Programa. Além da introdução, o artigo é composto por três partes. Na primeira são abordadas as concepções subjacentes ao acompanhamento das condicionalidades da educação do Programa Bolsa Família. Na segunda parte, é apresentada a descrição da operacionalização. Na terceira, são expostos alguns resultados em termos de abrangência e eficácia e, a fim de instigar o debate, alguns desafios postos ao acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários do Programa
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