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Tecnologia espacial e desenvolvimento

By: SILVA, Ozires.
Contributor(s): BARTELS, Walter.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : CGEE, out. 1999Online resources: Acesso Parcerias Estratégicas 4, 7, p. 31-42Abstract: O artigo procura analisar a situação paradoxal em que se encontram os países em desenvolvimento, em geral ricos em matérias-primas e que devido às condições econômicas típicas, poderiam oferecer mão-de-obra mais barata. No entanto, por falta de estruturas educacionais e de treinamento especializado, em geral não conseguem competir vantajosamente com os países mais desenvolvidos em preço, performance e qualidade. O autor procura analisar as origens e causas desse paradoxo, chamando em seu auxílio o setor aerospacial que, devido a sua abrangência em componentes, equipamentos e sistemas, oferece desafios amplos para a busca de suficiência tecnológica e para a competitividade industrial em produtos de altos valores agregados. Considerações são feitas sobre a importância das Marcas Comerciais e sobre o seu significado para a competitividade sistêmica dos países, enfatizando os comentários e desdobramentos relativos às prováveis razões pelas quais países, como o Brasil, têm encontrado dificuldades para desenvolver ações e colher resultados concretos nesse campo. O artigo é concluído explicitando os desafios da economia globalizada, procurando mostrar os fatores determinantes essenciais para que as economias emergentes possam melhorar o seu desempenho, antes que o fosso aberto entre as nações mais desenvolvidas e as periféricas atinjam uma dimensão intransponível
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O artigo procura analisar a situação paradoxal em que se encontram os países em desenvolvimento, em geral ricos em matérias-primas e que devido às condições econômicas típicas, poderiam oferecer mão-de-obra mais barata. No entanto, por falta de estruturas educacionais e de treinamento especializado, em geral não conseguem competir vantajosamente com os países mais desenvolvidos em preço, performance e qualidade. O autor procura analisar as origens e causas desse paradoxo, chamando em seu auxílio o setor aerospacial que, devido a sua abrangência em componentes, equipamentos e sistemas, oferece desafios amplos para a busca de suficiência tecnológica e para a competitividade industrial em produtos de altos valores agregados. Considerações são feitas sobre a importância das Marcas Comerciais e sobre o seu significado para a competitividade sistêmica dos países, enfatizando os comentários e desdobramentos relativos às prováveis razões pelas quais países, como o Brasil, têm encontrado dificuldades para desenvolver ações e colher resultados concretos nesse campo. O artigo é concluído explicitando os desafios da economia globalizada, procurando mostrar os fatores determinantes essenciais para que as economias emergentes possam melhorar o seu desempenho, antes que o fosso aberto entre as nações mais desenvolvidas e as periféricas atinjam uma dimensão intransponível

ISSN Online: 21769729

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