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Eficiência e desigualdade em educação no estado de Minas Gerias : uma análise da primeira etapa do PMDI

By: SANTOS, Aline Cunha dos.
Contributor(s): GOMES, Adriano Provezano | ERVILHA, Gabriel Teixeira.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : IPEA, jul./dez. 2015Title translated: Efficiency and inequality in education in the state of Minas Gerais: a review of the first stage of PMDI / Eficiencia y la desigualdad en la educación en el estado de Minas Gerais: una revisión de la primera etapa de PMDI / Efficacité et inégalités de l’enseignement en l’état des Minas Gerais: un examen de la premiere etape de PMDI.Subject(s): Educação | Desigualdade Social | Impacto Social | Avaliação | Política Educacional | EficiênciaOnline resources: Acesso Planejamento e Políticas Públicas - PPP 45, p. 245-274Abstract: Apesar da importância associada à educação, a desigualdade deste setor entre as regiões mineiras merece consideração, já que esses serviços são fundamentais para a ruptura do ciclo de pobreza intergeracional. A fim de reduzir as disparidades e elevar a qualidade de vida da população mineira, o estado criou o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Neste sentido, este artigo tem como objetivo avaliar o desempenho do governo na primeira fase do plano, considerando os princípios de equidade e eficiência. Para isso, foram utilizados índices de desigualdade em educação e análise de aspectos relacionados à eficiência relativa na alocação dos recursos destinados à prestação de serviços educacionais, utilizando a metodologia conhecida como análise envoltória de dados (DEA, do inglês data envelopment analysis). De forma geral, pode-se dizer que o estado tem avançado no sentido de melhorar a eficiência e os indicadores educacionais
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Apesar da importância associada à educação, a desigualdade deste setor entre as regiões mineiras merece consideração, já que esses serviços são fundamentais para a ruptura do ciclo de pobreza intergeracional. A fim de reduzir as disparidades e elevar a qualidade de vida da população mineira, o estado criou o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Neste sentido, este artigo tem como objetivo avaliar o desempenho do governo na primeira fase do plano, considerando os princípios de equidade e eficiência. Para isso, foram utilizados índices de desigualdade em educação e análise de aspectos relacionados à eficiência relativa na alocação dos recursos destinados à prestação de serviços educacionais, utilizando a metodologia conhecida como análise envoltória de dados (DEA, do inglês data envelopment analysis). De forma geral, pode-se dizer que o estado tem avançado no sentido de melhorar a eficiência e os indicadores educacionais

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