Subsídios da área de ensino de ciências e matemática para a 4ª CNCTI e Conferência Regional - Sudeste
By: ABRAPEC
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Contributor(s): CAPES
| COMITÊ ASSESSOR DE EDUCAÇÃO CNPQ
| SBPC
| SBF
| SBEM
| SBEnBio
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A importância do ensino de ciências e de matemática é indiscutível na sociedade contemporânea, uma vez que esta é permeada por tecnologias de base científica e experimenta intensa circulação de um acervo crescente de informação. Propiciar o aprendizado científico e matemático torna-se um imperativo educacional no momento presente, ganhando relevo a capacidade de
articular o conhecimento matemático com outros campos científicos e com o mundo das tecnologias. A ciência e a tecnologia, enquanto constitutivas de diferentes formas de organização social produtiva, estão implicadas tanto no aparecimento de problemas quanto na proposição de soluções. Nesta perspectiva, a educação científica e tecnológica adquire um papel central no que diz respeito não só à compreensão do mundo físico e social, mas também às necessidades de constante reflexão crítica e ação propositiva de grupos de indivíduos. Nas práticas científicas e tecnológicas mais complexas, progressivamente mais presentes na sociedade, a matemática tem desempenhado papel indispensável como fonte de modelos na compreensão dos fenômenos da natureza, dentre os quais se incluem os do mundo humano. Impõe-se, portanto, a necessidade de garantir, por meio de nosso sistema educacional, uma formação matemática que faça sentido ao universo sociocultural dos alunos sem perder de vista o grau de complexidade das demandas científi cas e tecnológicas atuais
ISSN Online: 21769729
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