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Considerações sobre uma política de defesa do Brasil

By: PROENÇA JUNIOR, Domínio.
Contributor(s): DINIZ, Eugênio.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : CGEE, 1996Online resources: Acesso Parcerias Estratégicas 1, 2, p. 14-21Abstract: Pensar uma política de defesa para o Brasil é pensar a atualidade e o futuroAbstract: de nossas necessidades e de nossos interesses de segurança. Não de qualquerAbstract: segurança, não de uma segurança onipresente e abstratamente nacional, mas deAbstract: nossa segurança em termos de meios de força, isto é, prover-nos da capacidade de responder a eventuais contingências militares. Cabe ao Presidente e aos partidos políticos no Congresso Nacional definir as necessidades e os interesses a serem defendidos, sempre levando em conta a Constituição e as dinâmicas políticas econômicas e valorativas da sociedade brasileira. Uma vez que se trata de uma sociedade complexa, essa definição apresentará sempre um caráter largamente transitório. Tal definição será sempre um compromisso, fruto de acordos circunstanciais, já que realinhamentos políticos ou novas percepções podem esvaziar antigas prioridades, modificar as atuais ou mesmo trazer à tona novas prioridades. Não há interesses nacionais permanentes numa democracia: há interesses tout court
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Pensar uma política de defesa para o Brasil é pensar a atualidade e o futuro

de nossas necessidades e de nossos interesses de segurança. Não de qualquer

segurança, não de uma segurança onipresente e abstratamente nacional, mas de

nossa segurança em termos de meios de força, isto é, prover-nos da capacidade de responder a eventuais contingências militares. Cabe ao Presidente e aos partidos políticos no Congresso Nacional definir as necessidades e os interesses a serem defendidos, sempre levando em conta a Constituição e as dinâmicas políticas econômicas e valorativas da sociedade brasileira. Uma vez que se trata de uma sociedade complexa, essa definição apresentará sempre um caráter largamente transitório. Tal definição será sempre um compromisso, fruto de acordos circunstanciais, já que realinhamentos políticos ou novas percepções podem esvaziar antigas prioridades, modificar as atuais ou mesmo trazer à tona novas prioridades. Não há interesses nacionais permanentes numa democracia: há interesses tout court

ISSN Online: 21769729

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