<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: A construção de uma elite burocrática :
Normal view MARC view ISBD view

A construção de uma elite burocrática : o caso dos gestores governamentais em Maro Grosso / por Julio Cezar de Lara... [et al.]. --

By: Lara, Julio Cezar de.
Contributor(s): Souza, Kelliton Rodrigues de | Conselvan, Maria Stella Lopes Okajima | Araújo, Vinícuis de Carvalho.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : Enap, 2015Description: p. 501-522.Subject(s): Reforma Administrativa | Alta Administração Pública | Carreira Pública | Capacitação Profesional | Administração Regional | Estudo de CasoOnline resources: Acesso ao PDF In: Revista do Serviço Público - RSP v. 66, n. 4, p. 501-522, out. 2015.Abstract: A partir do relatório Rouanet (1982), emergem reflexões sobre a necessidade de um novo perfil de burocrata num contexto de globalização econômica e de reforma do Estado brasileiro. A redemocratização e, consequentemente, a entrada de novos atores no processo decisório demonstraram a necessidade de profissionalização da alta burocracia, para geração de valor dos serviços públicos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma descrição da trajetória da carreira dos gestores governamentais de Mato Grosso, que é uma das mais antigas do País e ainda não há na literatura trabalhos publicados sobre o conteúdo aqui apresentado. Metodologicamente, a pesquisa foi de natureza descritiva e baseou-se na coleta de dados em referenciais teóricos e legais para, em seguida, ser feita uma análise dos dados coletados. Concluiu-se observando que a carreira de Gestor Governamental de Mato Grosso tende à consolidação, demonstrada pelo número de servidores ocupantes do cargo e papel em reconhecimento, para a efetividade das políticas públicas do Estado do Mato Grosso.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Inclui bibliografia.

A partir do relatório Rouanet (1982), emergem reflexões sobre a necessidade de um novo perfil de burocrata num contexto de globalização econômica e de reforma do Estado brasileiro. A redemocratização e, consequentemente, a entrada de novos atores no processo decisório demonstraram a necessidade de profissionalização da alta burocracia, para geração de valor dos serviços públicos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma descrição da trajetória da carreira dos gestores governamentais de Mato Grosso, que é uma das mais antigas do País e ainda não há na literatura trabalhos publicados sobre o conteúdo aqui apresentado. Metodologicamente, a pesquisa foi de natureza descritiva e baseou-se na coleta de dados em referenciais teóricos e legais para, em seguida, ser feita uma análise dos dados coletados. Concluiu-se observando que a carreira de Gestor Governamental de Mato Grosso tende à consolidação, demonstrada pelo número de servidores ocupantes do cargo e papel em reconhecimento, para a efetividade das políticas públicas do Estado do Mato Grosso.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha