<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Expansão da escolaridade e redução da desigualdade regional de renda no Brasil entre 1995 e 2011 :
Normal view MARC view ISBD view

Expansão da escolaridade e redução da desigualdade regional de renda no Brasil entre 1995 e 2011 : progressos recentes e desafios presentes

By: OLIVEIRA,Rodrigo Carvalho.
Contributor(s): SILVEIRA NETO, Raul Da Mota.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : IPEA, abr. 2016Online resources: Acesso Pesquisa e Planejamento Econômico - PPE 46, 1, p. 41-66Abstract: A despeito de seus elevados níveis, tem sido verificada uma queda das disparidades de renda no Brasil desde meados da década de 1990, tanto quando se analisa a desigualdade entre pessoas, quanto entre as regiões (Silveira-Neto e Azzoni, 2012; Soares, 2006; Hoffmann, 2006; Barros et al, 2010). Tal movimento de desconcentração regional de renda, além disso, tem sido acompanhado de redução das disparidades regionais de escolaridade. Este trabalho tem por objetivo, pois, analisar a importância das fontes de rendas do trabalho associadas à escolaridade sobre a queda na desigualdade de renda regional observada entre 1995 e 2011. Os resultados indicam que a dinâmica da renda do trabalho, com destaque para os indivíduos com no mínimo ensino médio completo, e da renda dos programas sociais (Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada) foram as principais responsáveis pela queda da desigualdade no período entre 1995 e 2011. Por outro lado, a dinâmica de distribuição da renda dos indivíduos com ensino superior entre os estados atuou no sentido de elevar a concentração regional de renda no país.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

A despeito de seus elevados níveis, tem sido verificada uma queda das disparidades de renda no Brasil desde meados da década de 1990, tanto quando se analisa a desigualdade entre pessoas, quanto entre as regiões (Silveira-Neto e Azzoni, 2012; Soares, 2006; Hoffmann, 2006; Barros et al, 2010). Tal movimento de desconcentração regional de renda, além disso, tem sido acompanhado de redução das disparidades regionais de escolaridade. Este trabalho tem por objetivo, pois, analisar a importância das fontes de rendas do trabalho associadas à escolaridade sobre a queda na desigualdade de renda regional observada entre 1995 e 2011. Os resultados indicam que a dinâmica da renda do trabalho, com destaque para os indivíduos com no mínimo ensino médio completo, e da renda dos programas sociais (Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada) foram as principais responsáveis pela queda da desigualdade no período entre 1995 e 2011. Por outro lado, a dinâmica de distribuição da renda dos indivíduos com ensino superior entre os estados atuou no sentido de elevar a concentração regional de renda no país.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha