<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Determinantes das migrações interestaduais no Brasil :
Normal view MARC view ISBD view

Determinantes das migrações interestaduais no Brasil : evidências a partir de um modelo gravitacional

By: RAMALHO, Hilton Martins de Brito.
Contributor(s): FIGUEIREDO, Erik | NETTO JÚNIOR, José Luis da Silva.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : IPEA, abr. 2016Online resources: Acesso Pesquisa e Planejamento Econômico - PPE 46, 1, p. 67-112Abstract: Este artigo investiga os principais determinantes dos fluxos migratórios interestaduais no Brasil. Para tanto, estimou-se um modelo gravitacional com base em de um painel de dados das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (Pnads) anuais entre 2004 e 2009. O modelo econométrico permite identificar a equação gravitacional, a acomodação de fluxos zero, a robustez a heterocedasticidade/não normalidade e controlar efeitos não observados de atratividade de varias regiões sobre os fluxos bilaterais de migração (resistência multilateral). Os resultados sugerem que as diferenças de rendimento do trabalho esperado por ocupação, a dimensão populacional, a proximidade geográfica e as redes sociais são importantes condicionantes dos recentes movimentos migratórios. Essas variáveis mantem-se relevantes, mesmo considerando estimações econométricas para trabalhadores migrantes em diferentes faixas de idade e de instrução.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Este artigo investiga os principais determinantes dos fluxos migratórios interestaduais no Brasil. Para tanto, estimou-se um modelo gravitacional com base em de um painel de dados das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (Pnads) anuais entre 2004 e 2009. O modelo econométrico permite identificar a equação gravitacional, a acomodação de fluxos zero, a robustez a heterocedasticidade/não normalidade e controlar efeitos não observados de atratividade de varias regiões sobre os fluxos bilaterais de migração (resistência multilateral). Os resultados sugerem que as diferenças de rendimento do trabalho esperado por ocupação, a dimensão populacional, a proximidade geográfica e as redes sociais são importantes condicionantes dos recentes movimentos migratórios. Essas variáveis mantem-se relevantes, mesmo considerando estimações econométricas para trabalhadores migrantes em diferentes faixas de idade e de instrução.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha