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Microeconomia / por Robert S. Pinkdyck e Daniel L. Rubinfeld. --

By: Pindyck, Robert S.
Contributor(s): Rubinfeld, Daniel L.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: São Paulo : Makron Books, 1999Edition: 4. ed.Description: 791 p.ISBN: 853461072X.Subject(s): Capital (Economia) -- (subd. geog.) | Tomada de Decisão
Contents:
Parte 1 - Introdução: mercados e preços 1 - Assuntos preliminares 1.1 - O uso e as limitações da teoria microeconômica 1.2 - Análise positiva versus Análise normativa 1.3 - Por que estudar microeconomia? 1.4 - O que é um mercado? 1.5 - Preços reais versus Preços nominais 2 - O básico sobre a oferta e a demanda 2.1 - O mecanismo de mercado 2.2 - Descolamento na oferta e na demanda 2.3 - Elasticidades da oferta e demanda 2.4 - Elasticidades de curto prazo versus elasticidade de longo prazo 2.5 - Compreendendo e prevendo os efeitos das modificações das condições de mercado 2.6 - Efeitos da intervenção governamental - Controles de preço Parte 2 - Produtores, consumidores e mercados competitivos 3 - Comportamento do consumidor 3.1 - Preferencias de consumidor 3.2 - Restrições orçamentárias 3.3 - A escolha do consumidor 3.4 - Preferência revelada 3.5 - Conceito de utilidade 3.6 - Índices de custo de vida 4 - Demanda individual e demanda de mercadi 4.1 - Demanda individual 4.2 - Efeito renda e efeito substituição 4.3 - Demanda de mercado 4.4 - Excedente do consumidor 4.5 - Externalidades de difusão 4.6 - Estimativa empírica da demanda 5 - Escolha sob incerteza 5.1 - Descrição do risco 5.2- Preferência em relação ao risco 5.3 - Redução de risco 5.4 - Demanda por ativos de risco 6 - Produção 6.1 - Tecnologia da produção 6.2 - Isoquantas 6.3 - Produção com um insumo variável (trabalho) 6.4 - Produção com dois insumos variáveis 6.5 - Rendimentos de escala 7 - Custos de Produção 7.1 - Mediação de custos: quais custos considerar? 7.2 - Custos e curto prazo 7.3 - Custos a longo prazo 7.4 - Curvas de custos a longo versus a curto prazo 7.5 - Produção com dois produtos - Economias de escopo 7.6 - Mudanças Dinâmicas de custos - a curva de aprendizagem 7.7 - Estimativa e previsão de custos 8 - Maximização de lucros e oferta competitiva 8.1 - Maximização de lucros 8.2 - Receita marginal, custo marginal e maximização de lucros 8.3 - Escolha do nível da produção a curto prazo 8.4 - Curva de oferta a curto prazo da empresa 8.5 - Curva de oferta a curto prazo 8.6 - Escolha do nível de produção a longo prazo 8.7 - Curva da oferta da indústria a longo prazo 8.8 - Mercados perfeitamente competitivos 9 - Análise de mercados competitivos 9.1 - Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas 9.2 - Eficiência do mercado competitivo 9.3 - Preços mínimos 9.4 - Política de preços minimos e quotas de produção 9.5 - Quotas e impostos de importação 9.6 - Impacto de um imposto ou de um subsídio Parte 3 - Estrutura de mercado e estratégia competitiva 10 - Poder de mercado: monopólio e monoosônio 10.1 - Monopólio 10.2 - Poder de monopólio 10.3 - Fontes do poder de monopólio 10.4 - Custos sociais do poder de monopólio 10.5 - Monopsônio 10.6 - Poder de monopsônio 10.7 - Limitação do poder de mercado: a legislação antitruste 11 - Determinação de preços com poder de mercado 11.1 - Captura do excedente do consumidor 11.2 - Discriminação de preço 11.3 - Discriminação de preços intertemporal e preço de pico 11.4 - Tarifa em duas partes 11.5 - Venda em pacotes 11.6 - Propaganda 12 - Concorrência monopolística e oligopólio 12.1 - Concorrência monopolística 12.2 - Oligopólio 12.3 - Vantagem de ser o primeiro - o modelo de stackelberg 12.4 - Concorrência de preços 12.5 - Concorrência versus conluio: dilema dos prisioneiros 12.6 - Implicações de dilema dos prisioneiros para a formação de preços oligopolísticos 12.7 - Cartéis 13 - Teoria dos jogos e estratégias competitiva 13.1 - Jogos e decisões estratégicas 13.2 - Estratégias dominantes 13.3 - Equilíbrio de Nash revisado 13.4 - Jogos repetitivos 13.5 - Jogos sequenciais 13.6 - Ameaças, compromissos e credibilidade 13.7 - Desencorajamento à entrada 13.8 - Estratégia de negociação 14 - Mercado para fatores de produção 14.1 - Mercados de fatores competitivos 14.2 - Equilíbrio em um mercado de fatores competivos 14.3 - Mercado de fatores com poder de monopsônio 14.4 - Mercado de fatores com poder de monopólio 15 - Investimento, tempo e mercados de capitais 15.1 - Estoques versus fluxos 15.2 - Valor presente descontado 15.3 - Valor de um título 15.4 - Critério do valos presente líquido para decisões de investimento de capital 15.5- Ajustes para riscos 15.6 - Decisões de investimento dos consumidores 15.7 - Decisões de produção intertemporais - Recursos esgotáveis 15.8 - Como são determinadas as taxas de juros? Parte 4 - Informação, folhas de mercado e o papel do governo 16 - Equilíbrio geral e eficiência econômica 16.1 - Análise de equilíbrio geral 16.2 - Eficiência nas trocas 16.3 - Equidade e eficiência 16.4 - Eficiência na produção 16.5 - Os ganhos do livre comércio 16.6 - A eficiência nos mercados competitivos - Uma visão geral 16.7 - Por que os mercados falham 17 - Mercados com informação assimétrica 17.1 - Incerteza na qualidade e o mercado de produtos de qualidade duvidosa (Lemons) 17.2 - Sinalização de mercado 17.3 - Risco moral 17.4 - O problema na relação agente e principal 17.5 - Incentivos gerenciais em uma empresa integrada 17.6 - Informação assimétrica no mercado de trabalho: teoria do salário de eficiência 18 - Externalidades e bens públicos 18.1 - Externalidades 18.2 - Formas de corrigir folhas de mercado 18.3 - Externalidades e direito de propriedade 18.4 - Recursos de propriedade comum 18.5 - Bens públicos 18.6 - Preferências privadas por bens públicos
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Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Geral 338.5 P6553m (Browse shelf) Ex. 1 Available 10016422

Parte 1 - Introdução: mercados e preços 1 - Assuntos preliminares 1.1 - O uso e as limitações da teoria microeconômica 1.2 - Análise positiva versus Análise normativa 1.3 - Por que estudar microeconomia? 1.4 - O que é um mercado? 1.5 - Preços reais versus Preços nominais 2 - O básico sobre a oferta e a demanda 2.1 - O mecanismo de mercado 2.2 - Descolamento na oferta e na demanda 2.3 - Elasticidades da oferta e demanda 2.4 - Elasticidades de curto prazo versus elasticidade de longo prazo 2.5 - Compreendendo e prevendo os efeitos das modificações das condições de mercado 2.6 - Efeitos da intervenção governamental - Controles de preço Parte 2 - Produtores, consumidores e mercados competitivos 3 - Comportamento do consumidor 3.1 - Preferencias de consumidor 3.2 - Restrições orçamentárias 3.3 - A escolha do consumidor 3.4 - Preferência revelada 3.5 - Conceito de utilidade 3.6 - Índices de custo de vida 4 - Demanda individual e demanda de mercadi 4.1 - Demanda individual 4.2 - Efeito renda e efeito substituição 4.3 - Demanda de mercado 4.4 - Excedente do consumidor 4.5 - Externalidades de difusão 4.6 - Estimativa empírica da demanda 5 - Escolha sob incerteza 5.1 - Descrição do risco 5.2- Preferência em relação ao risco 5.3 - Redução de risco 5.4 - Demanda por ativos de risco 6 - Produção 6.1 - Tecnologia da produção 6.2 - Isoquantas 6.3 - Produção com um insumo variável (trabalho) 6.4 - Produção com dois insumos variáveis 6.5 - Rendimentos de escala 7 - Custos de Produção 7.1 - Mediação de custos: quais custos considerar? 7.2 - Custos e curto prazo 7.3 - Custos a longo prazo 7.4 - Curvas de custos a longo versus a curto prazo 7.5 - Produção com dois produtos - Economias de escopo 7.6 - Mudanças Dinâmicas de custos - a curva de aprendizagem 7.7 - Estimativa e previsão de custos 8 - Maximização de lucros e oferta competitiva 8.1 - Maximização de lucros 8.2 - Receita marginal, custo marginal e maximização de lucros 8.3 - Escolha do nível da produção a curto prazo 8.4 - Curva de oferta a curto prazo da empresa 8.5 - Curva de oferta a curto prazo 8.6 - Escolha do nível de produção a longo prazo 8.7 - Curva da oferta da indústria a longo prazo 8.8 - Mercados perfeitamente competitivos 9 - Análise de mercados competitivos 9.1 - Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas 9.2 - Eficiência do mercado competitivo 9.3 - Preços mínimos 9.4 - Política de preços minimos e quotas de produção 9.5 - Quotas e impostos de importação 9.6 - Impacto de um imposto ou de um subsídio Parte 3 - Estrutura de mercado e estratégia competitiva 10 - Poder de mercado: monopólio e monoosônio 10.1 - Monopólio 10.2 - Poder de monopólio 10.3 - Fontes do poder de monopólio 10.4 - Custos sociais do poder de monopólio 10.5 - Monopsônio 10.6 - Poder de monopsônio 10.7 - Limitação do poder de mercado: a legislação antitruste 11 - Determinação de preços com poder de mercado 11.1 - Captura do excedente do consumidor 11.2 - Discriminação de preço 11.3 - Discriminação de preços intertemporal e preço de pico 11.4 - Tarifa em duas partes 11.5 - Venda em pacotes 11.6 - Propaganda 12 - Concorrência monopolística e oligopólio 12.1 - Concorrência monopolística 12.2 - Oligopólio 12.3 - Vantagem de ser o primeiro - o modelo de stackelberg 12.4 - Concorrência de preços 12.5 - Concorrência versus conluio: dilema dos prisioneiros 12.6 - Implicações de dilema dos prisioneiros para a formação de preços oligopolísticos 12.7 - Cartéis 13 - Teoria dos jogos e estratégias competitiva 13.1 - Jogos e decisões estratégicas 13.2 - Estratégias dominantes 13.3 - Equilíbrio de Nash revisado 13.4 - Jogos repetitivos 13.5 - Jogos sequenciais 13.6 - Ameaças, compromissos e credibilidade 13.7 - Desencorajamento à entrada 13.8 - Estratégia de negociação 14 - Mercado para fatores de produção 14.1 - Mercados de fatores competitivos 14.2 - Equilíbrio em um mercado de fatores competivos 14.3 - Mercado de fatores com poder de monopsônio 14.4 - Mercado de fatores com poder de monopólio 15 - Investimento, tempo e mercados de capitais 15.1 - Estoques versus fluxos 15.2 - Valor presente descontado 15.3 - Valor de um título 15.4 - Critério do valos presente líquido para decisões de investimento de capital 15.5- Ajustes para riscos 15.6 - Decisões de investimento dos consumidores 15.7 - Decisões de produção intertemporais - Recursos esgotáveis 15.8 - Como são determinadas as taxas de juros? Parte 4 - Informação, folhas de mercado e o papel do governo 16 - Equilíbrio geral e eficiência econômica 16.1 - Análise de equilíbrio geral 16.2 - Eficiência nas trocas 16.3 - Equidade e eficiência 16.4 - Eficiência na produção 16.5 - Os ganhos do livre comércio 16.6 - A eficiência nos mercados competitivos - Uma visão geral 16.7 - Por que os mercados falham 17 - Mercados com informação assimétrica 17.1 - Incerteza na qualidade e o mercado de produtos de qualidade duvidosa (Lemons) 17.2 - Sinalização de mercado 17.3 - Risco moral 17.4 - O problema na relação agente e principal 17.5 - Incentivos gerenciais em uma empresa integrada 17.6 - Informação assimétrica no mercado de trabalho: teoria do salário de eficiência 18 - Externalidades e bens públicos 18.1 - Externalidades 18.2 - Formas de corrigir folhas de mercado 18.3 - Externalidades e direito de propriedade 18.4 - Recursos de propriedade comum 18.5 - Bens públicos 18.6 - Preferências privadas por bens públicos

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