<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Avaliação continuada do Programa de Formação Interdisciplinar Superior da Unicamp :
Normal view MARC view ISBD view

Avaliação continuada do Programa de Formação Interdisciplinar Superior da Unicamp : proposta metodológica

By: CARNEIRO, Ana Maria.
Contributor(s): ANDRADE, Cibele Yahn de | TALLES, Stella Maria Barberá da Silva.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretária de Avaliação e Gestão da Informação, jul./dez.2011Online resources: Acesso Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação 2, p. 26-45Abstract: O objetivo do artigo é apresentar a avaliação continuada do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Unicamp e discutir seus desafios metodológicos e operacionais. O Programa busca oferecer um curso de educação geral, com duração de dois anos, com conhecimentos que vão além daqueles normalmente oferecidos em formações mais específicas e profissionalizantes, como os cursos regulares de graduação profissional. Além disso, a forma de ingresso dos alunos representa uma novidade para instituição, a partir da seleção dos melhores alunos das escolas públicas. Desta forma, busca-se atrair para Unicamp jovens que, em geral, se auto excluem de seu processo seletivo, promovendo a inclusão social. A proposta é inovadora no campo da avaliação da educação superior. Trata-se da avaliação de um programa específico, abrangendo seu processo de implementação, seus resultados e impactos, o que coloca desafios de obter e relacionar dados obtidos em questionários e registros acadêmicos durante um prazo longo. É uma avaliação multidimensional que busca ser participativa e planejada para ser continuada. Como se trata de uma metodologia de monitoramento e avaliação na etapa de implementação do Programa, busca-se, neste momento, mais apresentar os desafios metodológicos e operacionais enfrentados do que já apresentar resultados
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O objetivo do artigo é apresentar a avaliação continuada do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Unicamp e discutir seus desafios metodológicos e operacionais. O Programa busca oferecer um curso de educação geral, com duração de dois anos, com conhecimentos que vão além daqueles normalmente oferecidos em formações mais específicas e profissionalizantes, como os cursos regulares de graduação profissional. Além disso, a forma de ingresso dos alunos representa uma novidade para instituição, a partir da seleção dos melhores alunos das escolas públicas. Desta forma, busca-se atrair para Unicamp jovens que, em geral, se auto excluem de seu processo seletivo, promovendo a inclusão social. A proposta é inovadora no campo da avaliação da educação superior. Trata-se da avaliação de um programa específico, abrangendo seu processo de implementação, seus resultados e impactos, o que coloca desafios de obter e relacionar dados obtidos em questionários e registros acadêmicos durante um prazo longo. É uma avaliação multidimensional que busca ser participativa e planejada para ser continuada. Como se trata de uma metodologia de monitoramento e avaliação na etapa de implementação do Programa, busca-se, neste momento, mais apresentar os desafios metodológicos e operacionais enfrentados do que já apresentar resultados

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha