Os Jovens que não Estudam nem Trabalham no Brasil : Uma Análise do Perfil, Determinantes da Condição e Efeitos do Programa Bolsa Familia
By: Simões, Armando A.
Material type: ArticlePublisher: Brasília : Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretária de Avaliação e Gestão da Informação, jul./dez. 2013Online resources: Acesso Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação 6, p. 50-79Abstract: O presente artigo investiga os jovens que não estudam nem trabalham (NEET) no Brasil usando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) no período 2001- 2012. Apresenta uma análise crítica do conceito de NEET, situa o Brasil no contexto internacional, traça a tendência na última década e o perfil desses jovens. Estima variações na probabilidade de o jovem estar na condição de NEET em função da participação no programa Bolsa Família (BF) e identifica alguns dos fatores que afetam aquela probabilidade. No caso das mulheres, maioria dos jovens NEET, a presença de filhos de 0 a 3 anos e o casamento (além do nível de renda e da escolaridade) aparecem como fortes determinantes do status de NEET. Esse status para as mulheres é uma condição de longo prazo não sendo, portanto, uma condição de ser jovem, mas de ser mulher em condições de pouca igualdade na relação de gênero. Conclui-se que o fenômeno no Brasil tem características específicas que sugerem um desenho de política que combine preferencialmente suporte de renda às jovens mães e acesso a serviços de creche e pré-escola. O contexto brasileiro se diferencia daquele dos países da OCDE, onde a crise do emprego é central. Aqui, as desigualdades sociais fortemente marcadas pela diferença de renda das famílias e do acesso aos serviços de educação infantil, associada à desigualdade de gênero, assumem maior importância na criação do fenômeno dos NEETsO presente artigo investiga os jovens que não estudam nem trabalham (NEET) no Brasil usando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) no período 2001- 2012. Apresenta uma análise crítica do conceito de NEET, situa o Brasil no contexto internacional, traça a tendência na última década e o perfil desses jovens. Estima variações na probabilidade de o jovem estar na condição de NEET em função da participação no programa Bolsa Família (BF) e identifica alguns dos fatores que afetam aquela probabilidade. No caso das mulheres, maioria dos jovens NEET, a presença de filhos de 0 a 3 anos e o casamento (além do nível de renda e da escolaridade) aparecem como fortes determinantes do status de NEET. Esse status para as mulheres é uma condição de longo prazo não sendo, portanto, uma condição de ser jovem, mas de ser mulher em condições de pouca igualdade na relação de gênero. Conclui-se que o fenômeno no Brasil tem características específicas que sugerem um desenho de política que combine preferencialmente suporte de renda às jovens mães e acesso a serviços de creche e pré-escola. O contexto brasileiro se diferencia daquele dos países da OCDE, onde a crise do emprego é central. Aqui, as desigualdades sociais fortemente marcadas pela diferença de renda das famílias e do acesso aos serviços de educação infantil, associada à desigualdade de gênero, assumem maior importância na criação do fenômeno dos NEETs
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