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Crítica e crise : uma contribuição à patogênese do mundo burguês / Reinhart Koselleck ; tradução por Luciana Villas-Boas Castelo-Branco. --

By: Koselleck, Reinhart.
Contributor(s): Branco, Luciana Villas-Boas Castelo- [trad.].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Rio de Janeiro : EDUERJ, 1999Description: 254 p.ISBN: 8585910259.Subject(s): Ciência Política | História | Filosofia | Ideologia | Iluminismo | Absolutismo
Contents:
PRIMEIRO CAPÍTULO. A estrutura política do Absolutismo como pressuposto do Iluminismo -- I. A gênese do Estado absolutista a partir do contexto das guerras (civis) religiosas / O desenvolvimento de um domínio de poder soberano pela redução da consciência religiosa a um foro interior apolítico (Barclay, D’Aubigné) / A subordinação da moral à política e a legitimação temporal do Estado soberano -- II. Hobbes: a resposta da razão à pluralização das confissões / O conceito de soberania que decorre dos conflitos religiosos e da razão / A divisão do homem em “homem” e “súdito” como herança da guerra civil religiosa e como pressuposto do conceito absolutista de lei e ordem estatal / O foro interior apolítico, dentro do Estado, como o ponto de partida do Iluminismo -- III. Vattel: a separação entre a moral, fundada no direito natural, e a política como princípio estrutural da ordem dentro do Estado / O fim das guerras civis e a restrição das guerras a meras guerras entre Estados como condição política para o progresso mora -- SEGUNDO CAPÍTULO. A compreensão que os iluministas tinham de si mesmo e a resposta à sua situação dentro do Estado absolutismo -- I. Locke: a jurisdição moral fora do Estado (The Law of Private Censure), seu significado para a burguesia e sua ação política indireta -- II. A formação de poderes indiretos: a situação inicial da sociedade civil no Estado absolutista / Suas formas de organização (Club de l’Entresol e as lojas da franco-maçonaria) / A função protetora do segredo das lojas / O arcanum como linha divisória entre moral e política e pressuposto da tomada indireta do poder -- III. O desenvolvimento de poderes indiretos: a função integradora do segredo nas lojas / O estabelecimento de hierarquias independentes / A ameaça indireta ao Estado / A jurisdição moral e sua ampliação ao Estado / A separação entre moral e política como expressão da tomada indireta do poder -- IV. A virada oculta contra o Estado: a função política do segredo nas lojas (Lessing) / O planejamento secreto da tomada do poder e o uso do dualismo da moral e da política para encobrir seu significado político --V. O processo da crítica: a separação entre moral e política como pressuposto e via de execução da crítica burguesa (Schiller) / As etapas da politização; a crítica da Bíblia no Estado (Simon) / A liberdade absoluta da república das letras apolítica dentro do Estado, um bellum omnium contra omnes (Bayle) / A extensão, ao Estado, da crítica aparentemente apolítica (Voltaire) / A dialética da crítica iluminista (Enciclopédie, Diderot) / O ofuscamento da crítica em hipocrisia / A submissão do Estado ao tribunal da razão (Kant) TERCEIRO CAPÍTULO. Crise e filosofia da história -- I. Filosofia do progresso e prognóstico da revolução na Alemanha pré-revolucionária: a formação de frentes políticas / As ordens secretas e o Estado / A filosofia da história dos maçons (iluminados) e a identificação entre planejamento e história / A filosofia da história como poder político indireto / O agravamento da crise pela sua dissimulação / A redução da filosofia do progresso (dos iluminados) a seu núcleo político (Göchhausen) / O prognóstico da revolução -- II.Turgot: o reconhecimento da situação crítica na França / Prognósticos revolucionários / A tentativa de dirigir a crise / O dualismo moral de Turgot / A função política do dualismo moral de Turgot: dissolução da soberania e ocultamento do processo / O anonimato político / A dialética do homem e do príncipe / A totalidade moral como resposta ao Absolutismo político / O fracasso de Turgot / A legitimação indireta da guerra civil / -- I II. Crise: a crise como conceito político e moral, não como uma expressão da filosofia do progresso / O aparecimento do conceito (Rousseau) / A expansão da república das letras ao Estado / Revolução permanente, Estado total, terror, ideologia e ditadura como resultado involuntário do Iluminismo e de seu anonimato político / A determinação da crise pela consciência dualista (Diderot) / Prognósticos deterministas de caráter dualista / Encobrimento e agravamento da crise / O caráter processual da filosofia burguesa da história / As antíteses morais na construção da história global / A diferença atlântica / A guerra civil como tribunal moral / The Crisis (Thomas Paine) / A história como processo: unidade da crise e da filosofia da história -- Notas -- Bibliografia: Fontes primárias -- Bibliografia: Fontes secundárias -- Índice onomástico
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Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Geral 320.01 K862c (Browse shelf) Ex. 1 Available 2018-0108
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320.01 C827p Política : 320.01 D811f Foundations and frontiers of deliberative governance / 320.01 K1623p The politics of moral capital / 320.01 K862c Crítica e crise : 320.01 L638a Agonia, aposta e ceticismo : 320.01 L7673p Political man : 320.01 M1237p Political game theory :

Inclui bibliografia e índice

PRIMEIRO CAPÍTULO. A estrutura política do Absolutismo como pressuposto do Iluminismo -- I. A gênese do Estado absolutista a partir do contexto das guerras (civis) religiosas / O desenvolvimento de um domínio de poder soberano pela redução da consciência religiosa a um foro interior apolítico (Barclay, D’Aubigné) / A subordinação da moral à política e a legitimação temporal do Estado soberano --
II. Hobbes: a resposta da razão à pluralização das confissões / O conceito de soberania que decorre dos conflitos religiosos e da razão / A divisão do homem em “homem” e “súdito” como herança da guerra civil religiosa e como pressuposto do conceito absolutista de lei e ordem estatal / O foro interior apolítico, dentro do Estado, como o ponto de partida do Iluminismo --
III. Vattel: a separação entre a moral, fundada no direito natural, e a política como princípio estrutural da ordem dentro do Estado / O fim das guerras civis e a restrição das guerras a meras guerras entre Estados como condição política para o progresso mora -- SEGUNDO CAPÍTULO. A compreensão que os iluministas tinham de si mesmo e a resposta à sua situação dentro do Estado absolutismo -- I. Locke: a jurisdição moral fora do Estado (The Law of Private Censure), seu significado para a burguesia e sua ação política indireta --
II. A formação de poderes indiretos: a situação inicial da sociedade civil no Estado absolutista / Suas formas de organização (Club de l’Entresol e as lojas da franco-maçonaria) / A função protetora do segredo das lojas / O arcanum como linha divisória entre moral e política e pressuposto da tomada indireta do poder -- III. O desenvolvimento de poderes indiretos: a função integradora do segredo nas lojas / O estabelecimento de hierarquias independentes / A ameaça indireta ao Estado / A jurisdição moral e sua ampliação ao Estado / A separação entre moral e política como expressão da tomada indireta do poder -- IV. A virada oculta contra o Estado: a função política do segredo nas lojas (Lessing) / O planejamento secreto da tomada do poder e o uso do dualismo da moral e da política para encobrir seu significado político --V. O processo da crítica: a separação entre moral e política como pressuposto e via de execução da crítica burguesa (Schiller) / As etapas da politização; a crítica da Bíblia no Estado (Simon) / A liberdade absoluta da república das letras apolítica dentro do Estado, um bellum omnium contra omnes (Bayle) / A extensão, ao Estado, da crítica aparentemente apolítica (Voltaire) / A dialética da crítica iluminista (Enciclopédie, Diderot) / O ofuscamento da crítica em hipocrisia / A submissão do Estado ao tribunal da razão (Kant) TERCEIRO CAPÍTULO. Crise e filosofia da história -- I. Filosofia do progresso e prognóstico da revolução na Alemanha pré-revolucionária: a formação de frentes políticas / As ordens secretas e o Estado / A filosofia da história dos maçons (iluminados) e a identificação entre planejamento e história / A filosofia da história como poder político indireto / O agravamento da crise pela sua dissimulação / A redução da filosofia do
progresso (dos iluminados) a seu núcleo político (Göchhausen) / O prognóstico da revolução -- II.Turgot: o reconhecimento da situação crítica na França / Prognósticos revolucionários / A tentativa de dirigir a crise / O dualismo moral de Turgot / A função política do dualismo moral de Turgot: dissolução da soberania e ocultamento do processo / O anonimato político / A dialética do homem e do príncipe / A totalidade moral como resposta ao Absolutismo político / O fracasso de Turgot / A legitimação indireta da guerra civil / -- I II. Crise: a crise como conceito político e moral, não como uma expressão da filosofia do progresso / O aparecimento do conceito (Rousseau) / A expansão da república das letras ao Estado / Revolução permanente, Estado total, terror, ideologia e ditadura como resultado involuntário do Iluminismo e de seu anonimato político / A determinação da crise pela consciência dualista (Diderot) / Prognósticos deterministas de caráter dualista / Encobrimento e agravamento da crise / O caráter processual da filosofia burguesa da história / As antíteses morais na construção da história global / A diferença atlântica / A guerra civil como tribunal moral / The Crisis (Thomas Paine) / A história como processo: unidade da crise e da filosofia da história -- Notas -- Bibliografia: Fontes primárias -- Bibliografia: Fontes secundárias -- Índice onomástico

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