Lereis como deuses a tentação da proposta construtiva
By: OLIVEIRA, João Batista Araujo e.
Material type: ArticlePublisher: Rio de Janeiro : SESC, 2006Online resources: Acesso Sinais sociais 1, p. 146-178Abstract: O presente artigo levanta a polêmica sobre os métodos de aprendizagemAbstract: no processo de alfabetização. Este debate se concentra nos argumentosAbstract: defendidos pelos métodos construtivista e fônico de leitura. Segundo oAbstract: autor, este é um campo minado no Brasil, pois a ideologia não permiteAbstract: que as pessoas participem de um debate racional. Na primeira parte doAbstract: artigo, o autor defende o fato de que no contexto internacional esteAbstract: debate foi superado pela supremacia na eficácia do método fônico nasAbstract: últimas duas décadas. No Brasil, o caráter ideológico da discussão possuiAbstract: duas conseqüências: em primeiro lugar, o silêncio dos intelectuais anteAbstract: as abundantes e robustas evidências. Em segundo lugar, na aplicação deAbstract: etiquetas de que a proposta construtivista seria progressista versus umAbstract: suposto tradicionalismo reacionário pedagógico do sistema fônico. OAbstract: resultado final deste debate no Brasil extemporâneo e ideologizadoAbstract: tem como resultado um sistema educacional atrasado e que é uma dasAbstract: causas dos magros desempenhos dos alunos brasileiros quando comparadosAbstract: com os alunos de outras naçõesO presente artigo levanta a polêmica sobre os métodos de aprendizagem
no processo de alfabetização. Este debate se concentra nos argumentos
defendidos pelos métodos construtivista e fônico de leitura. Segundo o
autor, este é um campo minado no Brasil, pois a ideologia não permite
que as pessoas participem de um debate racional. Na primeira parte do
artigo, o autor defende o fato de que no contexto internacional este
debate foi superado pela supremacia na eficácia do método fônico nas
últimas duas décadas. No Brasil, o caráter ideológico da discussão possui
duas conseqüências: em primeiro lugar, o silêncio dos intelectuais ante
as abundantes e robustas evidências. Em segundo lugar, na aplicação de
etiquetas de que a proposta construtivista seria progressista versus um
suposto tradicionalismo reacionário pedagógico do sistema fônico. O
resultado final deste debate no Brasil extemporâneo e ideologizado
tem como resultado um sistema educacional atrasado e que é uma das
causas dos magros desempenhos dos alunos brasileiros quando comparados
com os alunos de outras nações
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