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Lereis como deuses a tentação da proposta construtiva

By: OLIVEIRA, João Batista Araujo e.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : SESC, 2006Online resources: Acesso Sinais sociais 1, p. 146-178Abstract: O presente artigo levanta a polêmica sobre os métodos de aprendizagemAbstract: no processo de alfabetização. Este debate se concentra nos argumentosAbstract: defendidos pelos métodos construtivista e fônico de leitura. Segundo oAbstract: autor, este é um campo minado no Brasil, pois a ideologia não permiteAbstract: que as pessoas participem de um debate racional. Na primeira parte doAbstract: artigo, o autor defende o fato de que — no contexto internacional — esteAbstract: debate foi superado pela supremacia na eficácia do método fônico nasAbstract: últimas duas décadas. No Brasil, o caráter ideológico da discussão possuiAbstract: duas conseqüências: em primeiro lugar, o silêncio dos intelectuais anteAbstract: as abundantes e robustas evidências. Em segundo lugar, na aplicação deAbstract: etiquetas de que a proposta construtivista seria “progressista” versus umAbstract: suposto “tradicionalismo reacionário” pedagógico do sistema fônico. OAbstract: resultado final deste debate no Brasil — extemporâneo e ideologizadoAbstract: — tem como resultado um sistema educacional atrasado e que é uma dasAbstract: causas dos magros desempenhos dos alunos brasileiros quando comparadosAbstract: com os alunos de outras nações
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O presente artigo levanta a polêmica sobre os métodos de aprendizagem

no processo de alfabetização. Este debate se concentra nos argumentos

defendidos pelos métodos construtivista e fônico de leitura. Segundo o

autor, este é um campo minado no Brasil, pois a ideologia não permite

que as pessoas participem de um debate racional. Na primeira parte do

artigo, o autor defende o fato de que — no contexto internacional — este

debate foi superado pela supremacia na eficácia do método fônico nas

últimas duas décadas. No Brasil, o caráter ideológico da discussão possui

duas conseqüências: em primeiro lugar, o silêncio dos intelectuais ante

as abundantes e robustas evidências. Em segundo lugar, na aplicação de

etiquetas de que a proposta construtivista seria “progressista” versus um

suposto “tradicionalismo reacionário” pedagógico do sistema fônico. O

resultado final deste debate no Brasil — extemporâneo e ideologizado

— tem como resultado um sistema educacional atrasado e que é uma das

causas dos magros desempenhos dos alunos brasileiros quando comparados

com os alunos de outras nações

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