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Um modelo alternativo ao estudo experimental para inferir causalidade em avaliações do impacto de projetos sociais

By: CHIANCA, Thomaz.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, jan./jun. 2015Online resources: Acesso Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação 09, p. 16-29Abstract: Alguns estudiosos defendem que apenas métodos experimentais ou quase experimentais podem determinar o impacto das mudanças provocadas por um projeto. Essa premissa é questionada neste artigo, tanto em relação à sua validade, quanto no que tange à sua viabilidade e à sua utilidade de aplicação na prática cotidiana dos avaliadores. O presente trabalho discute os fundamentos lógicos e as estratégias de uma metodologia não experimental desenvolvida para avaliar mais de 200 projetos focados na redução da pobreza rural e na proteção do meio ambiente, em 23 países. Além dos detalhes sobre o modelo avaliativo desenvolvido, serão apresentadas as lições aprendidas a partir da aplicação do modelo, bem como debatida sua relevância para o campo da avaliação,como alternativa plausível ao modelo experimental. Também serão mostradas as estratégias criativas adotadas para avaliar o impacto dos projetos, em um contexto no qual havia limitações significativas de tempo, de recursos e de acesso a informações
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Alguns estudiosos defendem que apenas métodos experimentais ou quase experimentais podem determinar o impacto das mudanças provocadas por um projeto. Essa premissa é questionada neste artigo, tanto em relação à sua validade, quanto no que tange à sua viabilidade e à sua utilidade de aplicação na prática cotidiana dos avaliadores. O presente trabalho discute os fundamentos lógicos e as estratégias de uma metodologia não experimental desenvolvida para avaliar mais de 200 projetos focados na redução da pobreza rural e na proteção do meio ambiente, em 23 países. Além dos detalhes sobre o modelo avaliativo desenvolvido, serão apresentadas as lições aprendidas a partir da aplicação do modelo, bem como debatida sua relevância para o campo da avaliação,como alternativa plausível ao modelo experimental. Também serão mostradas as estratégias criativas adotadas para avaliar o impacto dos projetos, em um contexto no qual havia limitações significativas de tempo, de recursos e de acesso a informações

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