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Responsividade democrática na democracia brasileira / por João Henrique Pederiva, Patrícia Lima Martins Pederiva. --

By: PEDERIVA, João Henrique.
Contributor(s): PEDERIVA, Patrícia Lima Martins.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ENAP, 2016Description: 85-110 p.Subject(s): democracia | accountability | acesso à informação | transparência governamental | controle socialOnline resources: Acesso ao PDF Revista do Serviço Público - RSP 67, edição especial, p. 85-110, dez. 2016.Abstract: A mensuração de quanto é necessário para alterar a realidade social – conexãoAbstract: orçamentária – e a avaliação das correspondências entre agendas de escolhas efetuadas pelos agentes públicos e agendas de preferências populares – responsividade democrática – permitem inferências sobre a qualidade dos sistemas políticos democráticos e a incidência de riscos regulatórios. O teste empírico desse modelo analítico utiliza dados de gastos federais brasileiros, registros de atividades no Plenário do Senado Federal e indicações do principal problema nacional em pesquisas de opinião pública efetuadas pelo Latinobarômetro. Os resultados confirmam o maior risco regulatório associado à dívida pública e previdência social, além do descompasso entre as agendas da população e dos agentes públicos legislativos e executivos. Tal descompasso indica a necessidade de incentivar, mediante a regulação das prestações de contas governamentais, o maior alinhamento das expectativas reveladas pelas agendas de preferências dos diversos integrantes do sistema político brasileiro
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Inclui bibliografia.

A mensuração de quanto é necessário para alterar a realidade social – conexão

orçamentária – e a avaliação das correspondências entre agendas de escolhas efetuadas pelos agentes públicos e agendas de preferências populares – responsividade democrática – permitem inferências sobre a qualidade dos sistemas políticos democráticos e a incidência de riscos regulatórios. O teste empírico desse modelo analítico utiliza dados de gastos federais brasileiros, registros de atividades no Plenário do Senado Federal e indicações do principal problema nacional em pesquisas de opinião pública efetuadas pelo Latinobarômetro. Os resultados confirmam o maior risco regulatório associado à dívida pública e previdência social, além do descompasso entre as agendas da população e dos agentes públicos legislativos e executivos. Tal descompasso indica a necessidade de incentivar, mediante a regulação das prestações de contas governamentais, o maior alinhamento das expectativas reveladas pelas agendas de preferências dos diversos integrantes do sistema político brasileiro

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