O estado da arte sobre políticas públicas para pessoas com deficiência no Brasil : dialogando sobre transversalidade e educação / por Jorge Amaro de Souza Borges, Andreia Colares Cabral Pereira. --
By: BORGES, Jorge Amaro de Souza.
Contributor(s): PEREIRA, Andreia Colares Cabral.
Material type: ArticlePublisher: Brasília : ENAP, 2016Description: p. 555 - 574.Subject(s): deficiente | Políticas Públicas | inclusão social | Educação | acessibilidade | direitos humanosOnline resources: Acesso ao PDF Revista do Serviço Público - RSP v. 67, n. 4, p. 555 - 574, out. 2016.Abstract: Este artigo pretende apresentar um panorama das políticas para as pessoas com deficiência no Brasil, abordando sua estrutura organizacional e propondo um diálogo com a educação, visando conectar, assim, os diferentes saberes da escola, que são reprodução social, para procurar pistas sobre as políticas transversais, que talvez sejam o maior desafio de uma democracia em evolução. Além de tentar compreender como essas políticas se organizam, e em que espaços sociais se materializam, buscamos pensar, a partir das teorias educacionais, a defesa do argumento de que a transversalidade pode contribuir para um processo de diálogo entre a sociedade civil e os órgãos governamentais, exigindo uma pedagogia da participação social, assim como novas formas de fazer e compreender a política e, mais do que isso, exercitar diferentes práticas para um mundo mais inclusivoInclui bibliografia.
Este artigo pretende apresentar um panorama das políticas para as pessoas com deficiência no Brasil, abordando sua estrutura organizacional e propondo um diálogo com a educação, visando conectar, assim, os diferentes saberes da escola, que são reprodução social, para procurar pistas sobre as políticas transversais, que talvez sejam o maior desafio de uma democracia em evolução. Além de tentar compreender como essas políticas se organizam, e em que espaços sociais se materializam, buscamos pensar, a partir das teorias educacionais, a defesa do argumento de que a transversalidade pode contribuir para um processo de diálogo entre a sociedade civil e os órgãos governamentais, exigindo uma pedagogia da participação social, assim como novas formas de fazer e compreender a política e, mais do que isso, exercitar diferentes práticas para um mundo mais inclusivo
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