<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Extrema pobreza infantil, crescimento e distribuição de renda
Normal view MARC view ISBD view

Extrema pobreza infantil, crescimento e distribuição de renda

Contributor(s): ASSIS, Dércio Nonato Chaves | MEDEIROS, Cleyber Nascimento de | Nogueira, Cláudio André Gondim.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Brasília : IPEA, 2017Description: 32 p.ISSN: ISSN 01034138.Subject(s): Extrema Pobreza Infantil | Desigualdade | Crescimento Econômico | CearáOnline resources: Acesso Summary: Este artigo analisa a evolução da pobreza extrema para a população total e infantil (grupo etário de 0 a 14 anos) nos municípios cearenses ao longo das últimas duas décadas. Seguindo a abordagem proposta por Bourguignon (2003), buscou-se investigar a relação triangular “pobreza-crescimento-desigualdade” e verificar como o crescimento econômico e a desigualdade de renda influenciaram a dinâmica da extrema pobreza em grupos etários distintos. Os resultados ratificaram que a extrema pobreza infantil é menos sensível a sofrer reduções, a partir de diminuições na desigualdade de renda e de aumentos na renda média dos municípios cearenses, do que a extrema pobreza total, evidenciando uma maior persistência da extrema pobreza infantil. Adicionalmente, constatou-se que políticas que visem à redução das desigualdades terão, em média, maior impacto em diminuir tanto a extrema pobreza total como a infantil. Por fim, às informações produzidas fornecem subsídios para a alocação espacial diferenciada de políticas públicas, além de destacar a necessidade de um olhar específico para a infância como prerrogativa para o fim do ciclo vicioso de extrema pobreza no Ceará.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Este artigo analisa a evolução da pobreza extrema para a população total e infantil (grupo etário de 0 a 14 anos) nos municípios cearenses ao longo das últimas duas décadas. Seguindo a abordagem proposta por Bourguignon (2003), buscou-se investigar a relação triangular “pobreza-crescimento-desigualdade” e verificar como o crescimento econômico e a desigualdade de renda influenciaram a dinâmica da extrema pobreza em grupos etários distintos. Os resultados ratificaram que a extrema pobreza infantil é menos sensível a sofrer reduções, a partir de diminuições na desigualdade de renda e de aumentos na renda média dos municípios cearenses, do que a extrema pobreza total, evidenciando uma maior persistência da extrema pobreza infantil. Adicionalmente, constatou-se que políticas que visem à redução das desigualdades terão, em média, maior impacto em diminuir tanto a extrema pobreza total como a infantil. Por fim, às informações produzidas fornecem subsídios para a alocação espacial diferenciada de políticas públicas, além de destacar a necessidade de um olhar específico para a infância como prerrogativa para o fim do ciclo vicioso de extrema pobreza no Ceará.

bl

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha