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Inovação no setor público : uma instituição pública de ensino sob a ótica dos servidores e colaboradores / por Adriana Sodré Dória... [et al.]. --

By: Dória, Adriana Sodré.
Contributor(s): SANO, Hinorobu | de LIMA, Jéssika Pereira | Silva, Antônio Fabrício Soares Bispo Santos.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Brasília : ENAP, 2017Description: 34 p. (p. 285-318).ISSN: 00349240.Subject(s): Inovação | Comportamento Organizacional | Setor Público | Ensino Superior | Pesquisa QuantitativaOnline resources: Acesso ao PDF In: Revista do Setor Público - RSP v. 68, n. 2, p. 285-318, jun. 2017.Summary: O presente trabalho tem por objetivo avaliar a tendência à inovação no âmbito administrativo da reitoria de uma instituição pública de ensino superior, com base na percepção de seus servidores e colaboradores. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário desenvolvido pelo Centre for Public Sector Innovation – CPSI (2008) e adaptado para a realidade brasileira. Assim, foi possível verificar, por meio da média, que o nível de tendência à inovação na unidade investigada corresponde a 37,04 pontos, classificando-a como “situacionalmente inovadora”, ou seja, verificam-se ações e pensamentos inovadores na instituição. Porém, devido ao fato de a média estar muito próxima do nível anterior, que classifica as organizações como tendentes a serem “preguiçosas”, verificou-se que tal instituição não está orientada para inovação, a qual acaba acontecendo ao acaso; isto é, nem todos os procedimentos estão voltados para estimular e promover a criatividade, tampouco apresenta-se uma cultura altamente inovadora institucionalizada por toda a organização.
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SEÇÃO TEMÁTICA: INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

Inclui bibliografia.

O presente trabalho tem por objetivo avaliar a tendência à inovação no âmbito administrativo da reitoria de uma instituição pública de ensino superior, com base na percepção de seus servidores e colaboradores. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário desenvolvido pelo Centre for Public Sector Innovation – CPSI (2008) e adaptado para a realidade brasileira. Assim, foi possível verificar, por meio da média, que o nível de tendência à inovação na unidade investigada corresponde a 37,04 pontos, classificando-a como “situacionalmente inovadora”, ou seja, verificam-se ações e pensamentos inovadores na instituição. Porém, devido ao fato de a média estar muito próxima do nível anterior, que classifica as organizações como tendentes a serem “preguiçosas”, verificou-se que tal instituição não está orientada para inovação, a qual acaba acontecendo ao acaso; isto é, nem todos os procedimentos estão voltados para estimular e promover a criatividade, tampouco apresenta-se uma cultura altamente inovadora institucionalizada por toda a organização.

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