<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Compras governamentais :
Normal view MARC view ISBD view

Compras governamentais : mapeamento preliminar de estudos na área de administração pública e das principais questões de pesquisa / Luiz Claudio Marques Campos. -

By: Campos, Luiz Cláudio Marques.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Salvador : ENAPG, 2008Description: 14 p. (1-14 p.).Subject(s): Compras Governamentais | Administração PúblicaOnline resources: Acesso ao PDF Summary: O objetivo deste trabalho é analisar como as literaturas estrangeira e brasileira têm estudado o tema “compras governamentais”, compará-las em especial quanto as “perguntas de pesquisa” colocadas e metodologias de pesquisa utilizadas, e caracterizar a temática enquanto um importante tema de pesquisa dentro do campo da administração pública. Foram pesquisados artigos no site JSTOR e nos periódicos nacionais mais voltados à área de administração pública, além de anais de encontros como ENANPAD e CLAD. A partir desta comparação, apontamos algumas limitações ainda existentes na literatura nacional, como baixa utilização da literatura estrangeira mais recente, predomínio do uso de metodologias pouco elaboradas e prevalência de produção acadêmica mais prescritiva do que analítica, mais dirigida para questões práticas do que para o desenvolvimento teórico-empírico da disciplina. Por fim, apontamos novas questões ainda não enfrentadas por este campo de pesquisa, tendo como pano de fundo uma reflexão sobre a administração pública como campo de estudos e pesquisas e da interface entre a necessidade de um status “científico” e ao mesmo tempo de um caráter prático.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Inclui bibliografia.

O objetivo deste trabalho é analisar como as literaturas estrangeira e brasileira têm estudado o tema “compras governamentais”, compará-las em especial quanto as “perguntas de pesquisa” colocadas e metodologias de pesquisa utilizadas, e caracterizar a temática enquanto um importante tema de pesquisa dentro do campo da administração pública. Foram pesquisados artigos no site JSTOR e nos periódicos nacionais mais voltados à área de administração pública, além de anais de encontros como ENANPAD e CLAD. A partir desta comparação, apontamos algumas limitações ainda existentes na literatura nacional, como baixa utilização da literatura estrangeira mais recente, predomínio do uso de metodologias pouco elaboradas e prevalência de produção acadêmica mais prescritiva do que analítica, mais dirigida para questões práticas do que para o desenvolvimento teórico-empírico da disciplina. Por fim, apontamos novas questões ainda não enfrentadas por este campo de pesquisa, tendo como pano de fundo uma reflexão sobre a administração pública como campo de estudos e pesquisas e da interface entre a necessidade de um status “científico” e ao mesmo tempo de um caráter prático.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha