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Divulgação das compras públicas de alimentos para a merenda escolar em municípios catarinenses / Laura Letsch Soares, Ernesto Fernando Rodrigues Vicente. -

By: SOARES, Laura Letsch.
Contributor(s): VICENTE, Ernesto Fernando Rodrigues.
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Gestão e Regionalidade ; v. 27, n. 80.Publisher: São Paulo : Gestão e Regionalidade, 2011Description: 15 p. (30-44 p.).Subject(s): Governo Eletrônico | Compras Públicas | Transparência GovernamentalOnline resources: Acesso ao PDF Summary: Compras públicas com suporte de processamento de dados constituem uma aplicação de governo eletrônico ou e-administração importante. O pregão eletrônico, além de agilizar as compras, facilita a divulgação das etapas das licitações, conferindo maior transparência à gestão. Este estudo descritivo objetiva identificar como vêm sendo divulgadas ao público, com o uso das TICs, as aquisições de alimentos do Pnae. Ele se justifica pela materialidade dos recursos financeiros envolvidos e pela relevância social do programa. A amostra pesquisada foi definida em função das matrículas no ensino fundamental do censo escolar de 2009, registradas no Inep. Nos resultados, utilizou-se a abordagem qualitativa. Eles revelam que há municípios que ainda não dispõem de websites institucionais, não utilizam a home page do TCU para divulgar as compras e não fazem uso do pregão eletrônico. Conclui-se que a Internet não vem sendo utilizada para promover accoutability dos processos de compras à sociedade, especialmente no âmbito do Pnae.
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Inclui bibliografia.

Compras públicas com suporte de processamento de dados constituem uma aplicação de governo eletrônico ou e-administração importante. O pregão eletrônico, além de agilizar as compras, facilita a divulgação das etapas das licitações, conferindo maior transparência à gestão. Este estudo descritivo objetiva identificar como vêm sendo divulgadas ao público, com o uso das TICs, as aquisições de alimentos do Pnae. Ele se justifica pela materialidade dos recursos financeiros envolvidos e pela relevância social do programa. A amostra pesquisada foi definida em função das matrículas no ensino fundamental do censo escolar de 2009, registradas no Inep. Nos resultados, utilizou-se a abordagem qualitativa. Eles revelam que há municípios que ainda não dispõem de websites institucionais, não utilizam a home page do TCU para divulgar as compras e não fazem uso do pregão eletrônico. Conclui-se que a Internet não vem sendo utilizada para promover accoutability dos processos de compras à sociedade, especialmente no âmbito do Pnae.

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