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Relações entre doações de campanha, denúncias de corrupção e variação de preço nas licitações de obras públicas / por João Ricardo Pereira. -

By: PEREIRA, João Ricardo.
Contributor(s): Bugarin, Maurício Soares [Orientador].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Brasília : UnB, 2014Description: 50 p.Subject(s): Licitação | Obras públicas -- (subd. geog.) | Campanha -- eleitoral | Corrupção -- campanhas eleitoraisOnline resources: Acesso ao PDF
Contents:
1 INTRODUÇÃO 2 REVISÃO DA LITERATURA 2.1 Doações de campanha como forma de consumo político 2.2 Doações de campanha como forma de investimento 2.4 Doações de campanhas, compras públicas e obras públicas 2.5 Formas de contratação de obras públicas 3 METODOLOGIA 3.1 Estratégia de coletas de dados 3.2 Análise e tratamento de dados 3.3 Modelo econométrico 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1 Correlações 4.2 Resultados obtidos pelo Método de Estimação 4.2.1 Doações a campanhas eleitorais 4.2.2 Região centro-oeste e denúncias de corrupção 4.2.3 Denúncias de corrupção no Ministério do Transporte e DNIT em 2011 4.2.4 Valores doados às campanhas 4.2.5 Mudança da lei de licitações - Lei 8.666/1993 x Lei 12.462/2011 4.2.6 Local de licitação: sede do DNIT x superintendências regionais 4.2.7 Demais variáveis de controle 5 CONCLUSÃO 6 BIBLIOGRAFIA 7 APÊNDICE
Summary: O trabalho testa a existência de viés no preço de contratação de obras públicas em favor de empresas que fazem doações às campanhas políticas. Para isso, utilizou-se um modelo econométrico estimado pelo método dos mínimos quadrados ordinários em seção cruzada. A amostra utilizada contém dados de 1107 contratos de obras rodoviárias no âmbito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entre os anos de 2007 e 2013. Os resultados da estimação desse modelo indicaram que: licitações vencidas por empresas doadoras de campanha apresentaram desconto inferior às licitações vencidas pelas empresas não doadoras; no ano de 2011 o desconto nas licitações aumentou significativamente em relação ao ano de 2010, o que poderia ser explicado pela troca de comando do DNIT, decorrente de denúncias de corrupção nessa autarquia, ou ainda por influência do ciclo político; licitações de obras em regiões politicamente conectadas a gestores envolvidos em denúncias de corrupção apresentaram menores descontos.
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Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento Economia da Universidade de Brasília em 26/12/2014, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Economia.

1 INTRODUÇÃO 2 REVISÃO DA LITERATURA 2.1 Doações de campanha como forma de consumo político 2.2 Doações de campanha como forma de investimento 2.4 Doações de campanhas, compras públicas e obras públicas 2.5 Formas de contratação de obras públicas 3 METODOLOGIA 3.1 Estratégia de coletas de dados 3.2 Análise e tratamento de dados 3.3 Modelo econométrico 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1 Correlações 4.2 Resultados obtidos pelo Método de Estimação 4.2.1 Doações a campanhas eleitorais 4.2.2 Região centro-oeste e denúncias de corrupção 4.2.3 Denúncias de corrupção no Ministério do Transporte e DNIT em 2011 4.2.4 Valores doados às campanhas 4.2.5 Mudança da lei de licitações - Lei 8.666/1993 x Lei 12.462/2011 4.2.6 Local de licitação: sede do DNIT x superintendências regionais 4.2.7 Demais variáveis de controle 5 CONCLUSÃO 6 BIBLIOGRAFIA 7 APÊNDICE

O trabalho testa a existência de viés no preço de contratação de obras públicas em favor de empresas que fazem doações às campanhas políticas. Para isso, utilizou-se um modelo econométrico estimado pelo método dos mínimos quadrados ordinários em seção cruzada. A amostra utilizada contém dados de 1107 contratos de obras rodoviárias no âmbito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entre os anos de 2007 e 2013. Os resultados da estimação desse modelo indicaram que: licitações vencidas por empresas doadoras de campanha apresentaram desconto inferior às licitações vencidas pelas empresas não doadoras; no ano de 2011 o desconto nas licitações aumentou significativamente em relação ao ano de 2010, o que poderia ser explicado pela troca de comando do DNIT, decorrente de denúncias de corrupção nessa autarquia, ou ainda por influência do ciclo político; licitações de obras em regiões politicamente conectadas a gestores envolvidos em denúncias de corrupção apresentaram menores descontos.

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