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Compras públicas inteligentes : um modelo de análise estratégica para a gestão das compras públicas - estudo de caso do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal / Antônio Carlos Paim Terra. -

By: TERRA, Antônio Carlos Paim.
Contributor(s): MACHADO JR, Eliseu Vieira [Orientador].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Goiás : Universidade Federal do Goiás, 2016Description: 250 p.Subject(s): Compras Públicas | Gestão Pública | Analise Administrativa -- análise estratégicaOnline resources: Acesso ao PDF
Contents:
LISTAS DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS 1 INTRODUÇÃO 1.1 Problema de Pesquisa 1.2 Objetivo Gera 1.3 Objetivos Específicos 1.4 Justificativa 1.5 Estrutura do Trabalho 2 O ESTADO COMO CONSUMIDOR (COMPRADOR) 2.1 Comprando “melhor”: o Desenvolvimento Sustentável e o Papel do Estado 2.2 Uso do Poder de compra do Estado 2.3 Compras Públicas: contribuições na indução de políticas públicas 3 COMPRAS PÚBLICAS 3.1 Contextualização das compras públicas 3.2 Compras públicas: conceitos e atributos 3.3 Marcos Regulatórios principais de compras públicas 3.4 Instrumentos de compras públicas 3.5 Panorama da atividade de compras públicas no Brasil 3.6 Avanços em âmbito internacional das compras públicas 3.7 Governança de compras públicas 3.8 Gestão de compras públicas 3.9 Eficiência nas compras públicas 4 COMPRAS PÚBLICAS: SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO 4.1 Compras Públicas Sustentáveis: conceitos, características e critérios 4.1.1 Aspectos legais e iniciativas governamentais 4.1.2 Principais entraves e dificuldades para as compras públicas sustentáveis 4.2 Compras Públicas Inovadoras 4.2.1 Aspectos legais e iniciativas governamentais 5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 5.1 Compras Públicas Inteligentes – CPI 5.1.1 Definição de Compras Públicas Inteligentes 5.1.2 Ciclo de gestão de compras públicas 5.1.3 Visão Multidimensional das compras públicas 5.1.4 Matriz Ciclo de Gestão de Compras x Dimensões de Compras 5.2 Principais apontamentos contraproducentes no setor de compras públicas 5.3 Melhores práticas no setor de compras públicas 5.4 Elementos referenciais para o modelo (mapa) de análise de compras públicas inteligentes 5.5 Matriz consolidada 5.6 Modelo de análise estratégica de compras públicas inteligentes 5.7 Critérios de importância (pesos) – Ciclo de Gestão e Dimensões de CPI 5.8 Estágios de Compras Públicas inteligentes 6 ESTUDO DE CASO – IBRAM/DF 6.1 Contexto das compras no IBRAM/DF 6.2 Aplicação Pesquisa – análise de compras públicas inteligentes 7 RESULTADOS E DISCUSSÃO 7.1 Discussão 7.1.1 Ciclo de Gestão de Compras Públicas Inteligentes IBRAM/DF 7.1.2 Dimensões de Compras Públicas Inteligentes IBRAM/DF 8 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O IBRAM/DF CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS APÊNDICES
Summary: As compras públicas constituem-se em uma das áreas mais sensíveis e importantes da gestão logística que movimenta a Administração Pública. Considerando o estima da temática das compras públicas, ampliada em virtude do novo paradigma que abarca a atividade de compras, o presente trabalho tem por objetivo propor um modelo de análise estratégica da atividade de compras governamentais, edificado a partir do conceito compras públicas inteligentes – CPI. O conceito de CPI considera uma visão multidimensional da atividade de compras públicas, trabalhada a partir de cinco dimensões: sustentabilidade, inovação, marcos legais, governança e eficiência. Já o ciclo de gestão de compras é abordado a partir do circuito do PDCA, dividido entre as etapas de planejamento, execução (operacionalização), controle e ações corretivas. Após a modelagem, foi realizada a aplicação do modelo (mapa) estratégico no Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal, realizando um diagnóstico e propondo medidas de intervenção visando à melhoria da atividade de compras públicas da Instituição.
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Dissertação submetida ao Programa de PósGraduação em Administração Pública - PROFIAP da Universidade Federal de Goiás, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Administração Pública.

Inclui bibliografia

LISTAS DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS 1 INTRODUÇÃO 1.1 Problema de Pesquisa 1.2 Objetivo Gera 1.3 Objetivos Específicos 1.4 Justificativa 1.5 Estrutura do Trabalho 2 O ESTADO COMO CONSUMIDOR (COMPRADOR) 2.1 Comprando “melhor”: o Desenvolvimento Sustentável e o Papel do Estado 2.2 Uso do Poder de compra do Estado 2.3 Compras Públicas: contribuições na indução de políticas públicas 3 COMPRAS PÚBLICAS 3.1 Contextualização das compras públicas 3.2 Compras públicas: conceitos e atributos 3.3 Marcos Regulatórios principais de compras públicas 3.4 Instrumentos de compras públicas 3.5 Panorama da atividade de compras públicas no Brasil 3.6 Avanços em âmbito internacional das compras públicas 3.7 Governança de compras públicas 3.8 Gestão de compras públicas 3.9 Eficiência nas compras públicas 4 COMPRAS PÚBLICAS: SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO 4.1 Compras Públicas Sustentáveis: conceitos, características e critérios 4.1.1 Aspectos legais e iniciativas governamentais 4.1.2 Principais entraves e dificuldades para as compras públicas sustentáveis 4.2 Compras Públicas Inovadoras 4.2.1 Aspectos legais e iniciativas governamentais 5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 5.1 Compras Públicas Inteligentes – CPI 5.1.1 Definição de Compras Públicas Inteligentes 5.1.2 Ciclo de gestão de compras públicas 5.1.3 Visão Multidimensional das compras públicas 5.1.4 Matriz Ciclo de Gestão de Compras x Dimensões de Compras 5.2 Principais apontamentos contraproducentes no setor de compras públicas 5.3 Melhores práticas no setor de compras públicas 5.4 Elementos referenciais para o modelo (mapa) de análise de compras públicas inteligentes 5.5 Matriz consolidada 5.6 Modelo de análise estratégica de compras públicas inteligentes 5.7 Critérios de importância (pesos) – Ciclo de Gestão e Dimensões de CPI 5.8 Estágios de Compras Públicas inteligentes 6 ESTUDO DE CASO – IBRAM/DF 6.1 Contexto das compras no IBRAM/DF 6.2 Aplicação Pesquisa – análise de compras públicas inteligentes 7 RESULTADOS E DISCUSSÃO 7.1 Discussão 7.1.1 Ciclo de Gestão de Compras Públicas Inteligentes IBRAM/DF 7.1.2 Dimensões de Compras Públicas Inteligentes IBRAM/DF 8 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O IBRAM/DF CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS APÊNDICES

As compras públicas constituem-se em uma das áreas mais sensíveis e importantes da gestão logística que movimenta a Administração Pública. Considerando o estima da temática das compras públicas, ampliada em virtude do novo paradigma que abarca a atividade de compras, o presente trabalho tem por objetivo propor um modelo de análise estratégica da atividade de compras governamentais, edificado a partir do conceito compras públicas inteligentes – CPI. O conceito de CPI considera uma visão multidimensional da atividade de compras públicas, trabalhada a partir de cinco dimensões: sustentabilidade, inovação, marcos legais, governança e eficiência. Já o ciclo de gestão de compras é abordado a partir do circuito do PDCA, dividido entre as etapas de planejamento, execução (operacionalização), controle e ações corretivas. Após a modelagem, foi realizada a aplicação do modelo (mapa) estratégico no Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal, realizando um diagnóstico e propondo medidas de intervenção visando à melhoria da atividade de compras públicas da Instituição.

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