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Sistemas de compras : a lei de licitação e função compras da empresa privada / por André Lucirton Costa. -

By: COSTA, André Lucirton.
Contributor(s): DELAZARO, Walter [Orientador].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: São Paulo : Fundação Getúlio Vargas, 1994Description: 194 p.Subject(s): Compras Governamentais -- licitação | Empresa Privada -- compras -- licitação | Licitação -- Lei 8.666/93Online resources: Acesso ao PDF
Contents:
Abstract Apresentação Índice Lista de Figuras Lista de Quadros l. Sistema de Compras na Empresa Privada: A Visão Tradicional 1.1. A Função de Compras l.2. Administração de Materiais na Empresa l.3. A Fonte Adequada de Fornecimento 1.3.1. Seleção da Fonte de Fornecimento 1.3.2. Cotação e Negociação 1.3.3. Muitos ou Poucos Fornecedores 1.3.4. Avaliação e Desenvolvimento de Fornecedores 1.4. A Compra na Quantidade Certa l.4.l. Custos no Processo de Compra e Estocagem l.4.2. O Custo Total e Lote Econômico l.5. O Tempo Certo de Fornecimento 1.5.1. Tipos de Estoques 1.5.2. Sistemas de Gestão de Estoques 1.5.3 Tempo de Reposição 1.5.4. Estoque de Segurança 1.6. O Preço Justo 1.6.1.Alguns Modelos de Determinação de Preços 1.7. A Qualidade do Fornecimento 1.7.1. Inspeção na Fonte 1.7.2. Qualidade e Preço 2. Compras Just-in-Time 2.1. O Sistema Just-in-Time 2.2. Sistemática de Compras Just-in-Time 2.2.1 Seleção de Fornecedor 2.2.2. Avaliação de Fornecedor 2.2.3. Custos do Processo de Compra 2.2.4. Tamanho do Lote de Compra 2.2.5. Tempo de Reposição 2.2.6. Transporte 2.2.7. Concorrência 2.2.8. Contratos de Compra 2.2.9. Especificação 2.2.10. Inspeção 2.2.11. A Função de Compras 3. Compras no Setor Público - A Lei 8 666/93 3.1. Princípios da Licitação 3.2. Delimitações para Análise da Lei n" 8 666/93 3.3. Histórico 3.4. Quem Deve Seguir a Lei da Licitação 3.5. Sistema de Compras Determinado pela Lei n" 8 666/93 3.5.1. Requisição e Objeto da Licitação 3.5.2. Pesquisa de Mercado e Previsão Orçamentária 3.5.3. Modalidades de Licitação 3.5.4. Elaboração do Edital 3.5.5. Publicação do Edital 3.5.6. Prazo para Apresentação das Propostas 3.5.7. Comissão de Licitação 3.5.8. Habilitação 3.5.9. Julgamento 3.5.10. Tipos de Licitação 3.5.11. Adjudicação e Homologação 3.5.12. Contrato 3.5.13. Recebimento 3.5.14. Padronização e Registro de Preço 3.5.15. Recursos Administrativos 4. Comparação entre os Modelos de Compras 4.1. Objetivos dos Modelos 4.2. Comparação entre os Sistemas de Compras 4.2.1. Seleção de Fornecedores 4.2.2. Avaliação dos Fornecedores 4.2.3. Custo de Pedido 4.2.4. Lote de Compra 4.2.5. Tempo de Reposição 4.2.5. Tempo de Reposição 4.2.7. Especificação 4.2.8. Inspeção de Qualidade 4.2.9. Contratos 4.2.10. Controle Sobre a Função Conclusões Referência Bibliográfica Anexo
Summary: Nos capítulos desta dissertação, fruto de dois anos de pesquisas, tem-se um guia de comparação entre os modelos, ou sistemas, utilizados nas compras pelas organizações administrativas brasileiras. De um lado, foram abordadas as práticas de compras utilizadas pelas empresas privadas, de outro, pelas organizações públicas. A visão dos procedimentos administrativos da função de compras utilizados pelas entidades públicas e privadas exigiu um esforço de pesquisa multidisciplinar, pois as compras privadas são sistematizadas e estudadas pela ciência administrativa e as compras públicas são disciplinadas doutrinariamente por normas jurídicas.
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Dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação da FGV/EAESP. Área de Concentração: Administração da Produção e de Sistemas de Informação, como requisito para obtenção de título de Mestre em Administração

Inclui bibliografia.

Abstract Apresentação Índice Lista de Figuras Lista de Quadros l. Sistema de Compras na Empresa Privada: A Visão Tradicional 1.1. A Função de Compras l.2. Administração de Materiais na Empresa l.3. A Fonte Adequada de Fornecimento 1.3.1. Seleção da Fonte de Fornecimento 1.3.2. Cotação e Negociação 1.3.3. Muitos ou Poucos Fornecedores 1.3.4. Avaliação e Desenvolvimento de Fornecedores 1.4. A Compra na Quantidade Certa l.4.l. Custos no Processo de Compra e Estocagem l.4.2. O Custo Total e Lote Econômico l.5. O Tempo Certo de Fornecimento 1.5.1. Tipos de Estoques 1.5.2. Sistemas de Gestão de Estoques 1.5.3 Tempo de Reposição 1.5.4. Estoque de Segurança 1.6. O Preço Justo 1.6.1.Alguns Modelos de Determinação de Preços 1.7. A Qualidade do Fornecimento 1.7.1. Inspeção na Fonte 1.7.2. Qualidade e Preço 2. Compras Just-in-Time 2.1. O Sistema Just-in-Time 2.2. Sistemática de Compras Just-in-Time 2.2.1 Seleção de Fornecedor 2.2.2. Avaliação de Fornecedor 2.2.3. Custos do Processo de Compra 2.2.4. Tamanho do Lote de Compra 2.2.5. Tempo de Reposição 2.2.6. Transporte 2.2.7. Concorrência 2.2.8. Contratos de Compra 2.2.9. Especificação 2.2.10. Inspeção 2.2.11. A Função de Compras 3. Compras no Setor Público - A Lei 8 666/93 3.1. Princípios da Licitação 3.2. Delimitações para Análise da Lei n" 8 666/93 3.3. Histórico 3.4. Quem Deve Seguir a Lei da Licitação 3.5. Sistema de Compras Determinado pela Lei n" 8 666/93 3.5.1. Requisição e Objeto da Licitação 3.5.2. Pesquisa de Mercado e Previsão Orçamentária 3.5.3. Modalidades de Licitação 3.5.4. Elaboração do Edital 3.5.5. Publicação do Edital 3.5.6. Prazo para Apresentação das Propostas 3.5.7. Comissão de Licitação 3.5.8. Habilitação 3.5.9. Julgamento 3.5.10. Tipos de Licitação 3.5.11. Adjudicação e Homologação 3.5.12. Contrato 3.5.13. Recebimento 3.5.14. Padronização e Registro de Preço 3.5.15. Recursos Administrativos 4. Comparação entre os Modelos de Compras 4.1. Objetivos dos Modelos 4.2. Comparação entre os Sistemas de Compras 4.2.1. Seleção de Fornecedores 4.2.2. Avaliação dos Fornecedores 4.2.3. Custo de Pedido 4.2.4. Lote de Compra 4.2.5. Tempo de Reposição 4.2.5. Tempo de Reposição 4.2.7. Especificação 4.2.8. Inspeção de Qualidade 4.2.9. Contratos 4.2.10. Controle Sobre a Função Conclusões Referência Bibliográfica Anexo

Nos capítulos desta dissertação, fruto de dois anos de pesquisas, tem-se um guia de comparação entre os modelos, ou sistemas, utilizados nas compras pelas organizações
administrativas brasileiras. De um lado, foram abordadas as práticas de compras utilizadas pelas empresas privadas, de outro, pelas organizações públicas. A visão dos procedimentos administrativos da função de compras utilizados pelas entidades públicas e privadas exigiu um esforço de pesquisa multidisciplinar, pois as compras privadas são sistematizadas e estudadas pela ciência administrativa e as compras públicas são disciplinadas doutrinariamente por normas jurídicas.

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