<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Redução de custos nos processos de compras através de pregão eletrônico :
Normal view MARC view ISBD view

Redução de custos nos processos de compras através de pregão eletrônico : estudo de caso / por Kalú Soraia Schwaab... [et al.]. --

By: SCHWAAB, Kalú Soraia.
Contributor(s): CORDERO, Joni Dagoberto | SILVEIRA, João Serafim Tusi da | MOREIRA, Attus Pereira.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: [S.l.] : [s.n.], 2012Description: 16 p.Subject(s): Pregão (Licitação pública) -- eletrônico -- (subd. geog.) | Redução de Custo | Compras Públicas -- pregãoOnline resources: Acesso ao PDF Summary: Este artigo expõe o estudo feito com o objetivo de quantificar a redução de custos obtida nos pregões eletrônicos promovidos em 2010 pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/RS-Brasil), na comparação entre preços efetivamente pagos (homologados) versus preços estimados. Para isso, realizou-se uma pesquisa aplicada, quali-quantitativa, exploratório-descritiva e bibliográfico-documental, formatada como estudo de caso. Os resultados encontrados são 30,17% de redução nos processos em geral (índice maior que o global auferido pela administração pública federal nos últimos seis anos); 24,03%, nos de bens permanentes; 21,81%, nos de bens de consumo; e 18,58%, nos de serviços. Verificou-se, por conseguinte, que a modalidade investigada é vantajosa para a instituição. Todavia, recomenda-se que a mesma passe a planejar suas compras conjuntas, evitando várias licitações para a compra do mesmo produto; a analisar os procedimentos das estimativas de preços, cuidando para se aproximar cada vez mais dos efetivamente praticados no mercado; e a realizar estudos da legislação pertinente, almejando o conhecimento minucioso de todo o processo.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Inclui bibliografia.

Este artigo expõe o estudo feito com o objetivo de quantificar a redução de custos obtida nos pregões eletrônicos promovidos em 2010 pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/RS-Brasil), na comparação entre preços efetivamente pagos (homologados) versus preços estimados. Para isso, realizou-se uma pesquisa aplicada, quali-quantitativa, exploratório-descritiva e bibliográfico-documental, formatada como estudo de caso. Os resultados encontrados são 30,17% de redução nos processos em geral (índice maior que o global auferido pela administração pública federal nos últimos seis anos); 24,03%, nos de bens permanentes; 21,81%, nos de bens de consumo; e 18,58%, nos de serviços. Verificou-se, por conseguinte, que a modalidade investigada é vantajosa para a instituição. Todavia, recomenda-se que a mesma passe a planejar suas compras conjuntas, evitando várias licitações para a compra do mesmo produto; a analisar os procedimentos das estimativas de preços, cuidando para se aproximar cada vez mais dos efetivamente praticados no mercado; e a realizar estudos da legislação pertinente, almejando o conhecimento minucioso de todo o processo.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha