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Compras públicas compartilhadas : benefícios e obstáculos na percepção de agentes públicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Ministério da Fazenda / por Pamela Cristina Barrón Sales. --

By: SALES, Pamela Cristina Barrón.
Contributor(s): MOREIRA, Marina Figueiredo [Orientadora].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Brasília : UnB, 2014Description: 64 p.Subject(s): Agente Público -- Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão | Agente Público -- Ministério da Fazenda | Compras Governamentais | Sistema de Registro de Preços -- compras públicas | Gestão OrçamentáriaOnline resources: Acesso ao PDF
Contents:
INTRODUÇÃO 1.1 Formulação do problema 1.2 Objetivo geral 1.3 Objetivos específicos 1.4 Justificativa 2. REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 Compras públicas 2.2 Compras compartilhadas 2.2.1 Sistema de registro de preços (SRP) 2.2.2 Intenção de registro de preços 2.2.3 Compras centralizadas pela central de compras e contratações 2.3 Compras governamentais: indícios do estado da arte v 3. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 3.1 Tipo e descrição geral da pesquisa 3.2 Caracterização das organizações e setores estudados 3.3 Participantes do estudo 3.4 Instrumento de pesquisa 3.5 Procedimentos de coleta e de análise de dados 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1 Dimensão 1 - Benefícios das compras compartilhadas 4.1.1 Economicidade 4.1.2 Celeridade 4.1.3 Redução de estoque 4.1.4 Transparência 4.1.5 Padronização 4.2 Dimensão 2 - Obstáculos das compras compartilhadas 4.2.1 Técnico (sistema) 4.2.2 Pessoal e treinamento 4.2.3 Vontade política 4.2.4 Planejamento 4.2.5 Segurança da contratação 4.3 Quadros resumos com os principais resultados 5. CONCLUSÃO APÊNDICES ANEXOS
Summary: Este trabalho teve por objetivo investigar a percepção de gestores públicos, de nível estratégico, tático e operacional dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Fazenda, quanto aos benefícios e aos obstáculos no processo de compras compartilhadas. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e exploratória. Na coleta de dados, além de análise documental, foram entrevistadas três pessoas-chave: a Coordenadora do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por ser o órgão gerenciador do Portal de Compras do Governo, a qual forneceu sua percepção estratégica acerca das compras compartilhadas; a gerente de logística da Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda – MF; e o pregoeiro do MF, com suas percepções tática e operacional, respectivamente. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, que apresentou: a economia de escala; a redução de estoque; a padronização; e a celeridade como benefícios percebidos pelos entrevistados. Por outro lado, os gestores perceberam como obstáculos para o processo de compras compartilhadas: barreiras no sistema de compras governamentais; a carência de pessoal e treinamento; a falta de planejamento; e a ausência da segurança da contratação. Por fim, pode-se concluir que há dificuldades a serem superadas para uma gestão eficiente de compras públicas, mas que, devido aos benefícios proporcionados pela forma de compra compartilhada, há esforços governamentais para centralização das compras, como ocorrido, neste ano de 2014, com a criação de uma central de compras e contratações.
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Monografia apresentada ao Departamento de Administração como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Administração.

Inclui bibliografia.

INTRODUÇÃO 1.1 Formulação do problema 1.2 Objetivo geral 1.3 Objetivos específicos 1.4 Justificativa 2. REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 Compras públicas 2.2 Compras compartilhadas 2.2.1 Sistema de registro de preços (SRP) 2.2.2 Intenção de registro de preços 2.2.3 Compras centralizadas pela central de compras e contratações 2.3 Compras governamentais: indícios do estado da arte v 3. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 3.1 Tipo e descrição geral da pesquisa 3.2 Caracterização das organizações e setores estudados 3.3 Participantes do estudo 3.4 Instrumento de pesquisa 3.5 Procedimentos de coleta e de análise de dados 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1 Dimensão 1 - Benefícios das compras compartilhadas 4.1.1 Economicidade 4.1.2 Celeridade 4.1.3 Redução de estoque 4.1.4 Transparência 4.1.5 Padronização 4.2 Dimensão 2 - Obstáculos das compras compartilhadas 4.2.1 Técnico (sistema) 4.2.2 Pessoal e treinamento 4.2.3 Vontade política 4.2.4 Planejamento 4.2.5 Segurança da contratação 4.3 Quadros resumos com os principais resultados 5. CONCLUSÃO APÊNDICES ANEXOS

Este trabalho teve por objetivo investigar a percepção de gestores públicos, de nível estratégico, tático e operacional dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Fazenda, quanto aos benefícios e aos obstáculos no processo de compras compartilhadas. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e exploratória. Na coleta de dados, além de análise documental, foram entrevistadas três pessoas-chave: a Coordenadora do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por ser o órgão gerenciador do Portal de Compras do Governo, a qual forneceu sua percepção estratégica acerca das
compras compartilhadas; a gerente de logística da Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda – MF; e o pregoeiro do MF, com suas percepções tática e operacional, respectivamente. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, que apresentou: a economia de escala; a redução de estoque; a padronização; e a celeridade como benefícios percebidos pelos entrevistados. Por outro lado, os gestores perceberam como obstáculos para o processo de compras compartilhadas: barreiras no sistema de compras governamentais; a carência de pessoal e treinamento; a falta de planejamento; e a
ausência da segurança da contratação. Por fim, pode-se concluir que há dificuldades a serem superadas para uma gestão eficiente de compras públicas, mas que, devido
aos benefícios proporcionados pela forma de compra compartilhada, há esforços
governamentais para centralização das compras, como ocorrido, neste ano de 2014,
com a criação de uma central de compras e contratações.

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