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A influência do contexto organizacional no desempenho das compras públicas na UFBA / por Josiane Cristina da Silva Lobão. --

By: LOBÃO, Josiane Cristina da Silva.
Contributor(s): BOCCIA, Leonardo Vincenzo [Orientador].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Salvador : Universidade Federal da Bahia, 2015Description: 95 p. : il. color. ; tabs.Subject(s): Compras Governamentais -- legislação -- Bahia | Sistema de Registro de Preços -- Bahia | Administração Pública -- estadual -- BahiaOnline resources: Acesso ao PDF
Contents:
SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1 METODOLOGIA - Apresentação, caracterização, coleta e análise dos dados 2 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ALGUMAS CXOMPREEENSÕES 2.1 A Administração Pública Gerencial 2.2 O Princípio Constitucional da Eficiência 2.3 As Compras Públicas 2.3.1 O Planejamento das Compras 2.3.2 O SINPAC como ferramenta de planejamento de compras da UFBA 2.3.3 A Complexidade do processo de compras 2.4 Cultura, Organização, Cultura Organizacional 2.4.1 Cultura 2.4.2 Organizações 2.4.3 Cultura Organizacional 3 CULTURA E CONTEXTO ORGANIZACIONAL DA UFBA 3.1 Fatores Internos do Contexto Organizacional que interferem na Gestão das Compras na UFBA 3.1.1 A ausência de planejamento das compras e seus efeitos nocivos à gestão 3.1.2 A Dispensa de Licitação (Fracionamento de Despesa) 3.1.3 A adesão à Ata de Registro de Preços - ARP 3.1.4 A cultura do "descompromisso" como "o novo" 3.1.5 A Imprecisão na Especificação do Produto ou Serviço 3.1.6 A Atuação dos gestores 3.2 Fatores Externos que interferem na gestão das compras na UFBA 3.2.1 O contingenciamento de recursos orçamentários pelo Governo Federal como fator que altera o planejamento e consequente a gestão das compras públicas 3.3 Resultados - Dados Compilados na Matriz SWOT CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS ANEXO I
Summary: O gasto público sempre foi um tema polêmico na sociedade brasileira. Dentre as suas mais variadas formas, temos o dispêndio de recursos financeiros realizados ao se adquirir bens e contratar serviços na instituição pública. Ao realizar uma compra, os órgãos públicos o fazem em obediência aos diversos diplomas legais vigentes, aos ritos normativos, ao modelo de gestão da administração pública e a todos outros fatores que interna e externamente se apresentam como influência ao ambiente institucional. Esta pesquisa analisa como alguns fatores da cultura e do contexto organizacional influenciam a gestão das compras da Universidade Federal da Bahia. Para tanto, foi utilizado o método do Estudo de Caso, com a análise de documentos, de dados de entrevistas e da observação direta. Deste modo, foi possível compreender que, além de todo ordenamento jurídico que direciona uma instituição pública, fatores internos e externos do contexto organizacional afetam o desempenho das compras, estando o planejamento institucional como questão que merece especial atenção por parte dos gestores.
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Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em
Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade, Universidade
Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do grau
de Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade.

Inclui bibliografia.

SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1 METODOLOGIA - Apresentação, caracterização, coleta e análise dos dados 2 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ALGUMAS CXOMPREEENSÕES 2.1 A Administração Pública Gerencial 2.2 O Princípio Constitucional da Eficiência 2.3 As Compras Públicas 2.3.1 O Planejamento das Compras 2.3.2 O SINPAC como ferramenta de planejamento de compras da UFBA 2.3.3 A Complexidade do processo de compras 2.4 Cultura, Organização, Cultura Organizacional 2.4.1 Cultura 2.4.2 Organizações 2.4.3 Cultura Organizacional 3 CULTURA E CONTEXTO ORGANIZACIONAL DA UFBA 3.1 Fatores Internos do Contexto Organizacional que interferem na Gestão das Compras na UFBA 3.1.1 A ausência de planejamento das compras e seus efeitos nocivos à gestão 3.1.2 A Dispensa de Licitação (Fracionamento de Despesa) 3.1.3 A adesão à Ata de Registro de Preços - ARP 3.1.4 A cultura do "descompromisso" como "o novo" 3.1.5 A Imprecisão na Especificação do Produto ou Serviço 3.1.6 A Atuação dos gestores 3.2 Fatores Externos que interferem na gestão das compras na UFBA 3.2.1 O contingenciamento de recursos orçamentários pelo Governo Federal como fator que altera o planejamento e consequente a gestão das compras públicas 3.3 Resultados - Dados Compilados na Matriz SWOT CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS ANEXO I

O gasto público sempre foi um tema polêmico na sociedade brasileira. Dentre as suas mais variadas formas, temos o dispêndio de recursos financeiros realizados ao se adquirir bens e contratar serviços na instituição pública. Ao realizar uma compra, os órgãos públicos o fazem em obediência aos diversos diplomas legais vigentes, aos ritos normativos, ao modelo de gestão da administração pública e a todos outros fatores que interna e externamente se apresentam como influência ao ambiente institucional. Esta pesquisa analisa como alguns fatores da cultura e do contexto organizacional influenciam a gestão das compras da Universidade Federal da Bahia. Para tanto, foi utilizado o método do Estudo de Caso, com a análise de documentos, de dados de entrevistas e da observação direta. Deste modo, foi possível compreender que, além de todo ordenamento jurídico que direciona uma instituição pública, fatores internos e externos do contexto organizacional afetam o desempenho das compras, estando o planejamento institucional como questão que merece especial atenção por parte dos gestores.

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