<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Proposta e aplicação de uma sistemática baseada na gestão do conhecimento para a melhoria do processo de compras públicas /
Normal view MARC view ISBD view

Proposta e aplicação de uma sistemática baseada na gestão do conhecimento para a melhoria do processo de compras públicas / por Monica Yukie Kariyado. --

By: KARIYADO, Monica Yukie.
Contributor(s): AMARAL, Roniberto Morato do [Orientador].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: São Carlos, SP : Universidade Federal de São Carlos, 2016Description: 140 p. tabs.Subject(s): Compras Governamentais | Gestão do Conhecimento | Universidades; Ensino Superior -- administração públicaOnline resources: Acesso ao PDF
Contents:
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 1.1 Objetivo 1.2 Justificativa 1.3 Organização da dissertação 2 REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 Gestão Pública e a gestão em Instituições Federais de Ensino Superior 2.2 O Processo de compras nas organizações públicas 2.2.1 Tipos e Modalidades de Licitação 2.2.2 Pregão Eletrônico 2.2.2.1 Fase Externa do Pregão Eletrônico 2.2.2.2 Pregoeiro e equipe de apoio 2.3 Gestão do Conhecimento como ferramenta para melhoria dos processos de compras públicas 2.3.1 Modelos de Gestão do Conhecimento 2.3.2 Formas de implementação da Gestão do Conhecimento 2.3.3 Técnicas e ferramentas da gestão do conhecimento 2.3.4 Ferramentas Tecnológicas de apoio à Gestão do Conhecimento 3 MÉTODO E DESENVOLVIMENTO 3.1 Abordagem, tipologia e método 3.2 Apresentação da unidade caso 3.2.1 O processo de compras na UFSCar 3.2.2 Pregão Eletrônico na UFSCar 3.3 Desenvolvimento da pesquisa 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 4.1 Mapeamento do fluxo de informação do processo de compras 4.2 Identificação do problema e as principais causas do problema 4.3 Identificação das principais causas do insucesso 4.4 Identificação dos processos de conversão de conhecimento intrínsecos ao processo de compras 4.5 Identificação das iniciativas de GC no Processo Compras da UFSCar 4.6 Seleção do foco de atuação 4.7 Implementação da solução selecionada 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS APÊNDICE A – MAPEAMENTO DO FLUXO DE TRABALHO - ANALISTA, PJ, REQUISITANTE E PREGOEIRO APÊNDICE B – GUIA RÁPIDO DE ORIENTAÇÕES E TERMO DE REFERÊNCIA APÊNDICE C – CHECK LIST PARA O ANALISTA DE DESCRIÇÃO DE MATERIAIS DO SAGUI
Summary: A gestão de compras desempenha um papel estratégico nas organizações públicas, visto que é sua função supri-las com os insumos, matéria prima e serviços, necessários para alcançar seus objetivos. Porém, os processos de compras públicas são altamente regulados e burocráticos, provocando disfunções que afetam o desempenho das aquisições. O objetivo desta pesquisa foi propor e aplicar uma sistemática para a melhoria do processo interno de compras em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) baseada na Gestão do Conhecimento. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação e a organização estudada foi a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os resultados obtidos compreenderam o desenvolvimento de uma sistemática, baseada na Gestão do Conhecimento, para a melhoria do processo de compras e a sua aplicação na unidade caso, que envolveu quatro etapas: 1] diagnóstico da situação problema: mapeamento do fluxo de informações do processo de compras, identificação dos atores, causas do problema, processos de conversão do conhecimento; identificação de potenciais iniciativas de gestão do conhecimento e a seleção do foco de atuação; 2] implementação; 3] Avaliação e 4] Replicação da solução. Conclui-se com base na discussão teórica e na análise dos resultados que a Gestão do Conhecimento pode contribuir para a melhoria do processo de compras das organizações públicas, ao implementar soluções focadas nos atores e nos processos de conversão de conhecimento.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, da Universidade Federal de São Carlos como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos.

Inclui bibliografia.

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 1.1 Objetivo 1.2 Justificativa 1.3 Organização da dissertação 2 REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 Gestão Pública e a gestão em Instituições Federais de Ensino Superior 2.2 O Processo de compras nas organizações públicas 2.2.1 Tipos e Modalidades de Licitação 2.2.2 Pregão Eletrônico 2.2.2.1 Fase Externa do Pregão Eletrônico 2.2.2.2 Pregoeiro e equipe de apoio 2.3 Gestão do Conhecimento como ferramenta para melhoria dos processos de compras públicas 2.3.1 Modelos de Gestão do Conhecimento 2.3.2 Formas de implementação da Gestão do Conhecimento 2.3.3 Técnicas e ferramentas da gestão do conhecimento 2.3.4 Ferramentas Tecnológicas de apoio à Gestão do Conhecimento 3 MÉTODO E DESENVOLVIMENTO 3.1 Abordagem, tipologia e método 3.2 Apresentação da unidade caso 3.2.1 O processo de compras na UFSCar 3.2.2 Pregão Eletrônico na UFSCar 3.3 Desenvolvimento da pesquisa 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 4.1 Mapeamento do fluxo de informação do processo de compras 4.2 Identificação do problema e as principais causas do problema 4.3 Identificação das principais causas do insucesso 4.4 Identificação dos processos de conversão de conhecimento intrínsecos ao processo de compras 4.5 Identificação das iniciativas de GC no Processo Compras da UFSCar 4.6 Seleção do foco de atuação 4.7 Implementação da solução selecionada 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS APÊNDICE A – MAPEAMENTO DO FLUXO DE TRABALHO - ANALISTA, PJ, REQUISITANTE E PREGOEIRO APÊNDICE B – GUIA RÁPIDO DE ORIENTAÇÕES E TERMO DE REFERÊNCIA APÊNDICE C – CHECK LIST PARA O ANALISTA DE DESCRIÇÃO DE MATERIAIS DO SAGUI

A gestão de compras desempenha um papel estratégico nas organizações públicas, visto que é
sua função supri-las com os insumos, matéria prima e serviços, necessários para alcançar seus
objetivos. Porém, os processos de compras públicas são altamente regulados e burocráticos,
provocando disfunções que afetam o desempenho das aquisições. O objetivo desta pesquisa
foi propor e aplicar uma sistemática para a melhoria do processo interno de compras em uma
Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) baseada na Gestão do Conhecimento. O
método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação e a organização estudada foi a Universidade
Federal de São Carlos (UFSCar). Os resultados obtidos compreenderam o desenvolvimento
de uma sistemática, baseada na Gestão do Conhecimento, para a melhoria do processo de
compras e a sua aplicação na unidade caso, que envolveu quatro etapas: 1] diagnóstico da
situação problema: mapeamento do fluxo de informações do processo de compras,
identificação dos atores, causas do problema, processos de conversão do conhecimento;
identificação de potenciais iniciativas de gestão do conhecimento e a seleção do foco de
atuação; 2] implementação; 3] Avaliação e 4] Replicação da solução. Conclui-se com base na
discussão teórica e na análise dos resultados que a Gestão do Conhecimento pode contribuir
para a melhoria do processo de compras das organizações públicas, ao implementar soluções
focadas nos atores e nos processos de conversão de conhecimento.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha