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Análise comparativa do processo de compras de serviços de tecnologia da informação da administração pública brasileira / por Nélio Lima Gaspar. --

By: GASPAR, Nélio Lima.
Contributor(s): MORENO JUNIOR, Valter [Orientador].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Rio de Janeiro : Faculdades IBMEC, 2005Description: 88 p. : il. ; tabs.Subject(s): Compras Governamentais | Tecnologia da Informação | Administração Pública Federal -- TI | Relações InternacionaisOnline resources: Acesso ao PDF
Contents:
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. O PROBLEMA 2.1 Contextualização do Problema 2.2. Formulação do Problema 2.3. Delimitação do Estudo 3. REFERENCIAL TEÓRICO 3.1. Modelo do Balanced Scorecard 3.2. Logística 3.2. Logística 3.4. Tecnologia da Informação 3.5. Projetos e Serviços de TI 4. METODOLOGIA DE PESQUISA 5. ANÁLISE DOS PROCESSOS DE COMPRAS 5.1. Compras no Brasil 5.1.1 Viabilização das compras 5.1.1 Viabilização das compras 5.1.2 Modalidades de licitação 5.1.3 Habilitação dos ofertantes 5.1.4 Comunicação entre governo e ofertantes 5.1.5 Recursos administrativos 5.1.6 Visão dos entrevistados 5.2. Compras nos EUA 5.2.1 Viabilização das compras 5.2.2 Modalidades de licitação 5.2.3 Habilitação dos ofertantes 5.2.4 Comunicação entre governo e ofertantes 5.2.5 Recursos administrativos 6. ANÁLISE COMPARATIVA BRASIL x EUA 6.1.Viabilização das Compras 6.1.Viabilização das Compras 6.1.Viabilização das Compras 6.4. Comunicação entre Governo e Ofertantes 6.5. Recursos Administrativos 7. CONCLUSÕES 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANEXO – Roteiro de Entrevistas
Summary: O tema Compras Governamentais passou a ser um importante quesito nas negociações para acordos de livre comércio e formação de blocos de países, como o Mercosul, União Europeia, entre outros. E influi fortemente sobre a competitividade dos governos em uma economia globalizada. No Brasil, as discussões sobre o tema vêm sendo frequentes. Este trabalho faz uma análise do processo de compras de serviços de tecnologia da informação da Administração Pública Brasileira. Esta análise é feita baseada no modelo do Balanced Scorecard, na qual é feito um elo entre os objetivos estratégicos da Administração e indicadores operacionais de performance. Neste sentido, é montado um Scorecard para a área de compras governamentais de projetos de tecnologia. A pesquisa faz uma comparação das práticas de compras de projetos de tecnologia da informação com um outro país, utilizando-se da metodologia de Benchmarking. No caso, o país escolhido foi os Estados Unidos da América. A análise comparativa permite perceber as diferenças entre os processos de compras dos dois países e fornece algumas sugestões de melhoria nos procedimentos e de fontes de análise para próximas pesquisas sobre o tema
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Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado
Profissionalizante em Administração das Faculdades
Ibmec como parte dos requisitos para obtenção do
título de Mestre em Administração
Área de concentração: Sistemas de Informação e
Apoio à Decisão.

Inclui bibliografia.

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. O PROBLEMA 2.1 Contextualização do Problema 2.2. Formulação do Problema 2.3. Delimitação do Estudo 3. REFERENCIAL TEÓRICO 3.1. Modelo do Balanced Scorecard 3.2. Logística 3.2. Logística 3.4. Tecnologia da Informação 3.5. Projetos e Serviços de TI 4. METODOLOGIA DE PESQUISA 5. ANÁLISE DOS PROCESSOS DE COMPRAS 5.1. Compras no Brasil 5.1.1 Viabilização das compras 5.1.1 Viabilização das compras 5.1.2 Modalidades de licitação 5.1.3 Habilitação dos ofertantes 5.1.4 Comunicação entre governo e ofertantes 5.1.5 Recursos administrativos 5.1.6 Visão dos entrevistados 5.2. Compras nos EUA 5.2.1 Viabilização das compras 5.2.2 Modalidades de licitação 5.2.3 Habilitação dos ofertantes 5.2.4 Comunicação entre governo e ofertantes 5.2.5 Recursos administrativos 6. ANÁLISE COMPARATIVA BRASIL x EUA 6.1.Viabilização das Compras 6.1.Viabilização das Compras 6.1.Viabilização das Compras 6.4. Comunicação entre Governo e Ofertantes 6.5. Recursos Administrativos 7. CONCLUSÕES 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANEXO – Roteiro de Entrevistas

O tema Compras Governamentais passou a ser um importante quesito nas negociações para
acordos de livre comércio e formação de blocos de países, como o Mercosul, União Europeia,
entre outros. E influi fortemente sobre a competitividade dos governos em uma economia
globalizada. No Brasil, as discussões sobre o tema vêm sendo frequentes.
Este trabalho faz uma análise do processo de compras de serviços de tecnologia da
informação da Administração Pública Brasileira. Esta análise é feita baseada no modelo do
Balanced Scorecard, na qual é feito um elo entre os objetivos estratégicos da Administração e
indicadores operacionais de performance. Neste sentido, é montado um Scorecard para a área
de compras governamentais de projetos de tecnologia.
A pesquisa faz uma comparação das práticas de compras de projetos de tecnologia da
informação com um outro país, utilizando-se da metodologia de Benchmarking. No caso, o
país escolhido foi os Estados Unidos da América.
A análise comparativa permite perceber as diferenças entre os processos de compras dos dois
países e fornece algumas sugestões de melhoria nos procedimentos e de fontes de análise para
próximas pesquisas sobre o tema

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