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Proposta de metodologia para compras em uma instituição pública de ensino / por Paschoal de Mario. --

By: MARIO, Paschoal de.
Contributor(s): MELO, Francisco Cristóvão Lourenço de [Orientador].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Taubaté, SP : Universidade de Taubaté, 2002Description: 136 p. : il. color. ; tabs.Subject(s): Compras Governamentais | Administração Estratégica | Instituição de Ensino -- público | Gestão de MateriaisOnline resources: Acesso ao PDF
Contents:
SUMÁRIO Resumo Abstract Sumário Lista de Figuras Introdução Capítulo 1 - Revisão da Literatura Das Leis de Licitações e Contratos Compras - Amplitude e Objetivos Compras no âmbito das Instituições Públicas A importância da normalização para a boa Compra A Organização para as compras A Organização para as compras Estrutura administrativa Pessoal - Qualificação dos compradores Classificação básica dos materiais Identificação Auxiliar Codificação Cadastramento do Material A Catalogação Procedimento para a Compra Conceitos Básicos de Ergonomia - Contador (1998, p. 167-168) O recebimento do material Capítulo 2 - Material e Método Proposição da Metodologia A Organização O Ciclo de Compras Procedimento para a especificação de bens a serem adquiridos por uma Instituição Pública de Ensino – Proposta Procedimento para a Compra – Proposta Capítulo 3 - Resultados e Discussão A importância da especificação ESTUDO DE CASO - Carteiras escolares Conclusão Referências Bibliográficas Apêndice Anexos
Summary: O Sistema de Administração de Materiais é uma atividade de fundamental importância para a Administração Pública, pois envolve recursos humanos, materiais e financeiros, tornando imprescindível um planejamento eficiente, principalmente no que diz respeito à classificação e especificação dos materiais a serem adquiridos. Serão discutidos, neste trabalho, os procedimentos encontrados na literatura da área, e será proposta uma metodologia sistemática de compras e especificação de bens permanentes até a fase de autorização para o tipo de licitação, com o objetivo específico de demonstrar que é possível a realização dessa atividade, por instituições públicas de ensino, com qualidade assegurada, em obediência ao cumprimento da Lei de Licitações e Contratos – Lei nº 8666, de 21.06.1993 – (atualizada pelas Leis nº’s 8883 de 08.06.1994, 9032 de 28.04.1995 e 9648 de 27.05.1998). O estudo será focalizado nas carteiras ou conjuntos de mesa e cadeira escolares. O referencial é a Universidade de Taubaté, e será feita uma comparação entre o mobiliário da UNITAU e o indicado por norma técnica da ABNT -Associação Brasileira de Normas Técnicas. No caso em pauta, carteiras escolares, o que se verifica é o não atendimento por boa parte das instituições de ensino (públicas ou particulares), ao que se denomina estudo ergonométrico do usuário. Se as carteiras escolares são feitas para que os alunos assistam às aulas em uma sala, deve-se estudar os dados antropométricos dos estudantes que irão utilizá-las, tendo em vista que eles passarão boa parte de seu tempo (pelo menos quatro horas /aulas), sentados em suas carteiras. É notório que um bom aprendizado decorre de um conjunto de medidas didático-pedagógicas 6 que deve, entre outras, ressaltar as condições satisfatórias de espaço físico, aeração, iluminação, acústica e carteiras confortáveis, para que o aluno possa se sentir bem dentro do ambiente, e, consequentemente, atingir o objetivo de sua estada na escola – o aprendizado. O caso selecionado envolve pesquisa com os alunos, aos quais a aquisição de carteiras com adequada especificação e, sempre que possível, em obediência às normas técnicas, certamente proporcionará o conforto e a segurança necessários para que eles sintam prazer em estar dentro da sala de aula. Para a instituição, a certeza da aquisição de um bem de alta confiabilidade, que irá satisfazer plenamente suas necessidades técnicas.
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Dissertação apresentada para obtenção do Título de Mestre em Administração de Empresas pelo Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas do Departamento de Economia Ciências Contábeis, Administração e Secretariado da Universidade de Taubaté.

inclui bibliografia.

SUMÁRIO Resumo Abstract Sumário Lista de Figuras Introdução Capítulo 1 - Revisão da Literatura Das Leis de Licitações e Contratos Compras - Amplitude e Objetivos Compras no âmbito das Instituições Públicas A importância da normalização para a boa Compra A Organização para as compras A Organização para as compras Estrutura administrativa Pessoal - Qualificação dos compradores Classificação básica dos materiais Identificação Auxiliar Codificação Cadastramento do Material A Catalogação Procedimento para a Compra Conceitos Básicos de Ergonomia - Contador (1998, p. 167-168) O recebimento do material Capítulo 2 - Material e Método Proposição da Metodologia A Organização O Ciclo de Compras Procedimento para a especificação de bens a serem adquiridos por uma Instituição Pública de Ensino – Proposta Procedimento para a Compra – Proposta Capítulo 3 - Resultados e Discussão A importância da especificação ESTUDO DE CASO - Carteiras escolares Conclusão Referências Bibliográficas Apêndice Anexos

O Sistema de Administração de Materiais é uma atividade de
fundamental importância para a Administração Pública, pois envolve recursos humanos, materiais e financeiros, tornando imprescindível um planejamento eficiente, principalmente no que diz respeito à classificação e especificação dos
materiais a serem adquiridos. Serão discutidos, neste trabalho, os procedimentos encontrados na literatura da área, e será proposta uma metodologia sistemática de compras e especificação de bens permanentes até a fase de autorização para o tipo de licitação, com o objetivo específico de
demonstrar que é possível a realização dessa atividade, por instituições públicas de ensino, com qualidade assegurada, em obediência ao cumprimento da Lei de Licitações e Contratos – Lei nº 8666, de 21.06.1993 – (atualizada
pelas Leis nº’s 8883 de 08.06.1994, 9032 de 28.04.1995 e 9648 de 27.05.1998). O estudo será focalizado nas carteiras ou conjuntos de mesa e cadeira escolares. O referencial é a Universidade de Taubaté, e será feita uma comparação entre o mobiliário da UNITAU e o indicado por norma técnica da
ABNT -Associação Brasileira de Normas Técnicas. No caso em pauta, carteiras escolares, o que se verifica é o não atendimento por boa parte das instituições de ensino (públicas ou particulares), ao que se denomina estudo ergonométrico
do usuário. Se as carteiras escolares são feitas para que os alunos assistam às aulas em uma sala, deve-se estudar os dados antropométricos dos estudantes que irão utilizá-las, tendo em vista que eles passarão boa parte de seu tempo
(pelo menos quatro horas /aulas), sentados em suas carteiras. É notório que um bom aprendizado decorre de um conjunto de medidas didático-pedagógicas 6 que deve, entre outras, ressaltar as condições satisfatórias de espaço físico,
aeração, iluminação, acústica e carteiras confortáveis, para que o aluno possa se sentir bem dentro do ambiente, e, consequentemente, atingir o objetivo de sua estada na escola – o aprendizado. O caso selecionado envolve pesquisa
com os alunos, aos quais a aquisição de carteiras com adequada especificação e, sempre que possível, em obediência às normas técnicas, certamente proporcionará o conforto e a segurança necessários para que eles sintam
prazer em estar dentro da sala de aula. Para a instituição, a certeza da aquisição de um bem de alta confiabilidade, que irá satisfazer plenamente suas necessidades técnicas.

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