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A incerteza ambiental percebida, a percepção do sistema público de compras e a estratégia organizacional das empresas brasileiras / por Leandro Guerra Becker. --

By: BECKER, Leandro Guerra.
Contributor(s): KATO, Heitor Takashi [Orientador].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Curitiba : PUC-Paraná, 2005Description: 175 p. : il. ; tabs.Subject(s): Compras Governamentais | Planejamento empresarial -- (subd. geog.) | LicitaçãoOnline resources: Acesso ao PDF
Contents:
SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS 1 INTRODUÇÃO 1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA 1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 1.3.1 Objetivo geral 1.3.2 Objetivos específicos 1.4 JUSTIFICATIVAS TEÓRICA E PRÁTICA 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-EMPÍRICA 2.1 ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL 2.2 INCERTEZA AMBIENTAL PERCEBIDA 2.3 MERCADOS 2.4 COMPARAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE COMPRAS PÚBLICO E PRIVADO 2.5 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL ÀS CONCORRÊNCIAS 2.6 OUTRAS FINALIDADES DAS COMPRAS PÚBLICAS 2.7 A PERCEPÇÃO DO SISTEMA PÚBLICO DE COMPRAS 2.8 DESCRIÇÃO DO SETOR DE INFORMÁTICA 2.9 DESCRIÇÃO DO SETOR DE MÓVEIS 2.10 O MODELO TEÓRIO DESTE ESTUDO 3 METODOLOGIA 3.1 ESPECIFICAÇÃO DO PROBLEMA 3.1.1 Hipóteses 3.1.2 Definição constitutiva (DC) e operacional (DO) das variáveis em estudo 3.2 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA 3.2.1 População e amostra 3.2.2 Tipos de dados 3.2.3 Instrumento de coleta 3.2.4 Fase operacional da pesquisa empírica 3.2.4.1 Preparação dos dados 3.2.4.2 Análise do viés de não resposta 3.2.4.3 Seleção dos casos 3.2.5 Tratamento dos dados 3.2.5.1 Consideração sobre os dados 3.2.5.2 Provas de significação 3.2.5.3 Teste U de Mann-Whitney 3.2.5.4 Teste H de Kruskal-Wallis 3.2.5.5 Correlação 3.2.5.6 Análise fatorial como resumo de dados 3.2.5.7 Regressão logística multinomial 3.2.5.8 Regressão logística binomial 4 ANÁLISE DOS DADOS 4.1 ANÁLISE PRELIMINAR DOS DADOS 4.2 ANÁLISE DOS DADOS PARA CADA HIPÓTESE 4.2.1 Hipótese 1: análise da relação entre a estratégia organizacional e a incerteza ambiental percebida 4.2.2 Hipótese 2: análise da relação entre a incerteza ambiental percebida e a percepção do sistema público de compras considerando os diferentes setores 4.2.3 Hipótese 3: análise da relação entre a atuação no mercado governamental e a percepção do sistema público de compras 4.2.4 Hipótese 4: análise da relação entre a atuação no mercado governamental e a estratégia organizacional 4.2.5 Hipótese 5: análise da relação entre a estratégia organizacional e a percepção do sistema público de compras 4.3 RESUMO DA ANÁLISE DOS DADOS 5 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 5.1 RETOMANDO A TEORIA 5.2 RESULTADOS 5.3 CONCLUSÃO GERAL 5.4 CONTRIBUIÇÕES DESTE ESTUDO 5.5 CONTRIBUIÇÕES DESTE ESTUDO AO AUTOR 5.6 RECOMENDAÇÕES PARA O GOVERNO E PARA AS EMPRESAS 5.7 RECOMENDAÇÕES PARA FUTURAS PESQUISAS 5.8 LIMITAÇÕES DESTE ESTUDO REFERÊNCIAS APÊNDICE 1 - CARTA DE APRESENTAÇÃO APÊNDICE 2 - INSTRUMENTO DE COLETA PARA O SETOR DE INFORMÁTICA APÊNDICE 3 - QUESTÃO DO INSTRUMENTO DE COLETA ESPECÍFICA PARA O SETOR DE MÓVEIS APÊNDICE 4 – APLICAÇÃO DA ANÁLISE FATORIAL NO RESUMO DE DADOS
Summary: O presente trabalho possui como objetivo verificar a relação entre a incerteza ambiental percebida, a percepção do sistema público de compras, o tipo da estratégia organizacional das empresas brasileiras dos setores de informática e móveis e sua atuação no mercado governamental. O modelo utilizado é composto pelo inter-relacionamento dos conceitos desenvolvidos por dois autores, Miles e Snow (1978) para a estratégia organizacional e a incerteza ambiental percebida e MacManus (1991) para a percepção do sistema público de compras e a atuação no mercado governamental. Esta é uma pesquisa descritiva, utilizando método de levantamento de corte transversal. Foram utilizadas técnicas quantitativas, entre elas: regressão logística multinomial, correlação, teste U de Mann-Whitney, regressão logística binomial. Os dados foram coletados através de questionário, ao qual aderiram 117 empresas, sendo selecionados para a análise 88. Cinco das hipóteses foram corroboradas, quatro não e uma foi parcialmente corroborada. A tipologia de Miles e Snow se mostrou consistente. A estratégia organizacional é influenciada pela incerteza ambiental percebida, e empresas com tipos específicos de estratégia organizacional tendem a atuar mais no particular mercado governamental. As hipóteses não corroboradas estão relacionadas com o modelo de MacManus (1991), indicando que as consequências do conceito de percepção do sistema público de compras devem ser mais estudadas.
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Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de mestre. Curso de Mestrado em Administração do
Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Inclui bibliografia.

SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS 1 INTRODUÇÃO 1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA 1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 1.3.1 Objetivo geral 1.3.2 Objetivos específicos 1.4 JUSTIFICATIVAS TEÓRICA E PRÁTICA 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-EMPÍRICA 2.1 ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL 2.2 INCERTEZA AMBIENTAL PERCEBIDA 2.3 MERCADOS 2.4 COMPARAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE COMPRAS PÚBLICO E PRIVADO 2.5 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL ÀS CONCORRÊNCIAS 2.6 OUTRAS FINALIDADES DAS COMPRAS PÚBLICAS 2.7 A PERCEPÇÃO DO SISTEMA PÚBLICO DE COMPRAS 2.8 DESCRIÇÃO DO SETOR DE INFORMÁTICA 2.9 DESCRIÇÃO DO SETOR DE MÓVEIS 2.10 O MODELO TEÓRIO DESTE ESTUDO 3 METODOLOGIA 3.1 ESPECIFICAÇÃO DO PROBLEMA 3.1.1 Hipóteses 3.1.2 Definição constitutiva (DC) e operacional (DO) das
variáveis em estudo 3.2 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA 3.2.1 População e amostra 3.2.2 Tipos de dados 3.2.3 Instrumento de coleta 3.2.4 Fase operacional da pesquisa empírica 3.2.4.1 Preparação dos dados 3.2.4.2 Análise do viés de não resposta 3.2.4.3 Seleção dos casos 3.2.5 Tratamento dos dados 3.2.5.1 Consideração sobre os dados 3.2.5.2 Provas de significação 3.2.5.3 Teste U de Mann-Whitney 3.2.5.4 Teste H de Kruskal-Wallis 3.2.5.5 Correlação 3.2.5.6 Análise fatorial como resumo de dados 3.2.5.7 Regressão logística multinomial 3.2.5.8 Regressão logística binomial 4 ANÁLISE DOS DADOS 4.1 ANÁLISE PRELIMINAR DOS DADOS 4.2 ANÁLISE DOS DADOS PARA CADA HIPÓTESE 4.2.1 Hipótese 1: análise da relação entre a estratégia
organizacional e a incerteza ambiental percebida 4.2.2 Hipótese 2: análise da relação entre a incerteza ambiental
percebida e a percepção do sistema público de compras
considerando os diferentes setores 4.2.3 Hipótese 3: análise da relação entre a atuação no mercado
governamental e a percepção do sistema público de compras 4.2.4 Hipótese 4: análise da relação entre a atuação no mercado
governamental e a estratégia organizacional 4.2.5 Hipótese 5: análise da relação entre a estratégia organizacional e a percepção do sistema público de compras 4.3 RESUMO DA ANÁLISE DOS DADOS 5 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 5.1 RETOMANDO A TEORIA 5.2 RESULTADOS 5.3 CONCLUSÃO GERAL 5.4 CONTRIBUIÇÕES DESTE ESTUDO 5.5 CONTRIBUIÇÕES DESTE ESTUDO AO AUTOR 5.6 RECOMENDAÇÕES PARA O GOVERNO E PARA AS
EMPRESAS 5.7 RECOMENDAÇÕES PARA FUTURAS PESQUISAS 5.8 LIMITAÇÕES DESTE ESTUDO REFERÊNCIAS APÊNDICE 1 - CARTA DE APRESENTAÇÃO APÊNDICE 2 - INSTRUMENTO DE COLETA PARA O SETOR DE INFORMÁTICA APÊNDICE 3 - QUESTÃO DO INSTRUMENTO DE COLETA
ESPECÍFICA PARA O SETOR DE MÓVEIS APÊNDICE 4 – APLICAÇÃO DA ANÁLISE FATORIAL NO RESUMO DE DADOS

O presente trabalho possui como objetivo verificar a relação entre a incerteza ambiental percebida, a percepção do sistema público de compras, o tipo da estratégia organizacional das empresas brasileiras dos setores de informática e móveis e sua atuação no mercado governamental. O modelo utilizado é composto pelo inter-relacionamento dos conceitos desenvolvidos por dois autores, Miles e Snow (1978) para a estratégia organizacional e a incerteza ambiental percebida e MacManus (1991) para a percepção do sistema público de compras e a atuação no mercado governamental. Esta é uma pesquisa descritiva, utilizando método de levantamento de corte transversal. Foram utilizadas técnicas quantitativas, entre elas: regressão logística multinomial, correlação, teste U de Mann-Whitney, regressão logística binomial. Os dados foram coletados através de questionário, ao qual aderiram 117 empresas, sendo selecionados para a análise 88. Cinco das hipóteses foram corroboradas, quatro não e uma foi parcialmente corroborada. A tipologia de Miles e Snow se mostrou consistente. A estratégia organizacional é influenciada pela incerteza ambiental percebida, e empresas com tipos específicos de estratégia organizacional tendem a atuar mais no particular mercado governamental. As hipóteses não corroboradas estão relacionadas com o modelo de MacManus (1991), indicando que as consequências do conceito de percepção do sistema público de compras devem ser mais estudadas.

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