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Compras públicas ambientalmente sustentáveis em um contexto de green supply chain management : um survey sobre o papel do treinamento ambiental, empowement dos funcionários e fatores influenciadores externos / por Alberto Luiz Toffano Izar. --

By: IZAR, Alberto Luiz Toffano.
Contributor(s): JABBOUR, Charbel José Chiapetta [Orientador].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Bauru, SP : Universidade Estadual Paulista, 2015Description: 80 p. : il. ; tabs.Subject(s): Compras Governamentais | Licitação Sustentável | sustentabilidadeOnline resources: Acesso ao PDF
Contents:
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 QUESTÃO E OBJETIVOS DE PESQUISA 1.2 ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO 2. FUNDAMENTOS CONCEITUAIS 2.1 GESTÃO AMBIENTAL E SETOR PÚBLICO 2.2 TREINAMENTO AMBIENTAL E EMPOWERMENT 2.3 GREEN SUPPLY CHAIN MANAGEMENT (GSCM) 2.4 COMPRAS PÚBLICAS E COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS 2.4.1 LICITAÇÕES E SUAS MODALIDADES 2.4.2 COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS 2.4.3 INSTRUMENTOS E FERRAMENTAS DAS COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS 2.5 FATORES DE INFLUÊNCIA PARA AS COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS 3. MÉTODO DA PESQUISA 3.1 PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 3.1 PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 3.2 MODELO CONCEITUAL 3.3. ABRANGÊNCIA DA PESQUISA 4. RESULTADOS 5. DISCUSSÕES 6. CONCLUSÕES 7. REFERÊNCIAS
Summary: O objetivo deste estudo é analisar o nível de adoção de treinamento ambiental e empowerment ambiental dos funcionários para a adoção de compras ambientalmente sustentáveis no setor público brasileiro (universidades públicas do Brasil). Para tanto, realizou-se uma fundamentação conceitual onde são discutidas questões relativas aos instrumentos legais existentes no Brasil para as compras públicas ambientalmente sustentáveis, os critérios ambientais que podem ser utilizados nas compras públicas, além de identificar facilitadores e barreiras às compras ambientalmente sustentáveis. Esta fundamentação teórica apoiou o desenvolvimento de uma pesquisa empírica, onde foram coletados junto a 52 setores de compras, para posterior análise e processamento através de técnicas estatísticas descritivas e de correlação. Os resultados permitem constatar que: (a) os setores da amostra estudada indicam que muitas práticas/iniciativas estão sendo implementadas para viabilizar as compras sustentáveis; (b) os responsáveis pelos setores de compras estão recebendo treinamento e possuem autonomia para buscar as compras sustentáveis; (c) as Leis Ambientais vem se tornando mais exigentes, no entanto, ainda continuam muito insuficientes na visão dos responsáveis pelos setores de compras, incapazes de gerar consciência na população de um modo geral; (d) enquanto o green supply chain management no setor privado já apresenta resultados satisfatórios, no setor público tem se mostrado incipiente, evidenciando um Estado com muita dificuldade em criar sinergia com seus fornecedores e consumidores. A originalidade deste trabalho reside no fato de, até o momento, não ter sido encontrada pesquisa similar sobre treinamento ambiental, empowerment, fatores externos e adoção de práticas de compras públicas sustentáveis no contexto brasileiro. Tanto gestores como stakeholders podem retirar ensinamentos deste trabalho e traduzir em ações para auxiliar o alcance de resultados sustentáveis.
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Dissertação apresentada à Universidade Estadual Paulista, como parte dos requisitos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, área de concentração Gestão de Operações e Sistemas, para a obtenção do título de Mestre em Engenharia de Produção.

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 QUESTÃO E OBJETIVOS DE PESQUISA 1.2 ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO 2. FUNDAMENTOS CONCEITUAIS 2.1 GESTÃO AMBIENTAL E SETOR PÚBLICO 2.2 TREINAMENTO AMBIENTAL E EMPOWERMENT 2.3 GREEN SUPPLY CHAIN MANAGEMENT (GSCM) 2.4 COMPRAS PÚBLICAS E COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS 2.4.1 LICITAÇÕES E SUAS MODALIDADES 2.4.2 COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS 2.4.3 INSTRUMENTOS E FERRAMENTAS DAS COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS 2.5 FATORES DE INFLUÊNCIA PARA AS COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS 3. MÉTODO DA PESQUISA 3.1 PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 3.1 PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 3.2 MODELO CONCEITUAL 3.3. ABRANGÊNCIA DA PESQUISA 4. RESULTADOS 5. DISCUSSÕES 6. CONCLUSÕES 7. REFERÊNCIAS

O objetivo deste estudo é analisar o nível de adoção de treinamento ambiental e empowerment ambiental dos funcionários para a adoção de compras ambientalmente sustentáveis no setor público brasileiro (universidades públicas do Brasil). Para tanto, realizou-se uma fundamentação conceitual onde são discutidas questões relativas aos instrumentos legais existentes no Brasil para as compras públicas ambientalmente sustentáveis, os critérios ambientais que podem ser utilizados nas compras públicas, além de identificar facilitadores e barreiras às compras ambientalmente sustentáveis. Esta fundamentação teórica apoiou o desenvolvimento de uma pesquisa empírica, onde foram coletados junto a 52 setores de compras, para posterior análise e processamento através de técnicas estatísticas descritivas e de correlação. Os resultados permitem constatar que: (a) os setores da amostra estudada indicam que muitas práticas/iniciativas estão sendo implementadas para viabilizar as compras sustentáveis; (b) os responsáveis pelos setores de compras estão recebendo treinamento e possuem autonomia para buscar as compras sustentáveis; (c) as Leis Ambientais vem se tornando mais exigentes, no entanto, ainda continuam muito insuficientes na visão dos responsáveis pelos setores de compras, incapazes de gerar consciência na população de um modo geral; (d) enquanto o green supply chain management no setor privado já apresenta resultados satisfatórios, no setor público tem se mostrado incipiente, evidenciando um Estado com muita dificuldade em criar sinergia com seus fornecedores e consumidores. A originalidade deste trabalho reside no fato de, até o momento, não ter sido encontrada pesquisa similar sobre treinamento ambiental, empowerment, fatores externos e adoção de práticas de compras públicas sustentáveis no contexto brasileiro. Tanto gestores como stakeholders podem retirar ensinamentos deste trabalho e traduzir em ações para auxiliar o alcance de resultados sustentáveis.

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