<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Comunicação entre deputados federais brasileiros e cidadãos :
Normal view MARC view ISBD view

Comunicação entre deputados federais brasileiros e cidadãos : há responsividade no contato por e-mail? / por Luíza Amália Soares Franklin, Marco Aurélio Ferreira Marques, Ana Paula Teixeira Campos. --

By: Franklin, Luíza Amália Soares.
Contributor(s): Marques, Marco Aurélio Ferreira | Campos, Ana Paula Teixeira.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Brasília, DF : Enap, 2020Description: p. 631-659.ISSN: 00349240.Other title: Comunicación entre diputados federales brasileños y ciudadanos: ¿hay responsividad en el contacto por correo electrónico?. -- | Communication between Brazilian Federal Deputies and citizens : is there responsiveness in the contact by email?. --.Subject(s): Tecnologia da Informação | Tecnologia da Informação e Comunicação | Poder Legislativo | Democracia | Administração Pública -- BrasilOnline resources: Acesso ao PDF In: Revista do Serviço Público - RSP v. 71, n. 3, p. 660-712, jul. 2020.Summary: Este trabalho buscou investigar o grau de responsividade dos deputados federais brasileiros quando contatados, por um cidadão, por meio eletrônico. Considerando as oportunidades de interação possibilitadas pelas tecnologias da comunicação e informação (TICs) e o dever da administração pública de um Estado democrático de dialogar com a população, verificou-se a importância de avaliar como os representantes do povo têm respondido ao contato realizado por um cidadão. Para tanto, foram realizados dois experimentos que consistiram no envio de e-mails para deputados federais, e as respostas foram analisadas com base em critérios advindos do conceito de “responsividade” – princípio chave da democracia. Foram enviados três e-mails para cada parlamentar, mas o índice de resposta foi de apenas 11,16%, número muito inferior ao obtido em outros estudos que aplicaram metodologia semelhante. No quesito qualidade das respostas, obteve-se notas regulares. Dessa forma, levando-se em conta o objeto de pesquisa aqui tratado, ou seja, os e-mails oficiais das deputadas e deputados, conclui-se que os parlamentares e seus assessores ainda apresentam um grande déficit quanto ao cumprimento do papel de informar e dialogar com os cidadãos. Assim, o uso de recursos tecnológicos oficiais na intermediação da relação entre parlamentares e população parece muito longe de atingir um caráter efetivamente democrático.Summary: This paper sought to investigate the level of responsiveness of Brazilian federal deputies when contacted by a citizen through electronic media. Considering the opportunities of interaction made available by the information technology and communication (ICT) and taking into account the State public administration’s duty to dialogue with its people; the importance of assessing how the government has been answering to a citizen was emphasized. To achieve so, two experiments, which consist in sending emails to Federal Deputies and analyzing their answers in the light of the responsiveness’ concept (key principle of democracy), were conducted. Therefore, each representative received three emails, but the level of answers was only 11.16%. This number was much inferior compared to other studies which applied a likewise methodology. As to the quality of the answers, they were ordinary; consequently, considering this research object (the official emails from deputies), it was concluded that the politicians and their advisors still present a big debt in terms of fulfilling their roles of informing and dialogue with the people. Hence, the use of governmental technological resources as intermediary between congressional and people seems very far from achieving democratic effectiveness.Summary: Este trabajo buscó investigar el grado de responsividad de los diputados federales brasileños cuando contactados por un ciudadano por medio electrónico. Reflexionando acerca de las oportunidades de interacción posibilitadas por las tecnologías de la información y comunicación (TICs) y el deber de la administración pública de un Estado democrático de dialogar con su pueblo, se verificó la importancia de evaluar como los representantes del pueblo han contestado el contacto hecho por un ciudadano. Para tanto, fueron realizados dos experimentos que consistieron en el envío de correos electrónicos para diputados federales, y las respuestas se analizaron en conformidad con criterios derivados del concepto de “responsividad” – principio clave de la democracia. Se enviaron tres correos electrónicos para cada político, pero el índice de respuesta fue solamente 11,16%, número mucho más pequeño que el obtenido en otros estudios que emplearon metodología similar. En términos de calidad de las respuestas, se obtuvo puntuaciones regulares. Luego, poniéndose en cuenta el objeto de la investigación (los mensajes oficiales de diputadas y diputados), se concluye que los representantes y sus asesores todavía presentan un gran déficit en lo que respecta al cumplimiento de su papel de informar y dialogar con los ciudadanos. Así, el uso de los recursos tecnológicos gubernamentales en la intermediación entre parlamentares y pueblo parece estar muy lejos de alcanzar un efectivo carácter democrático.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Inclui bibliografia.

Resumo em português. Este trabalho buscou investigar o grau de responsividade dos deputados federais brasileiros quando contatados, por um cidadão, por meio eletrônico. Considerando as oportunidades de interação possibilitadas pelas tecnologias da comunicação e informação (TICs) e o dever da administração pública de um Estado democrático de dialogar com a população, verificou-se a importância de avaliar como os representantes do povo têm respondido ao contato realizado por um cidadão. Para tanto, foram realizados dois experimentos que consistiram no envio de e-mails para deputados federais, e as respostas foram analisadas com base em critérios advindos do conceito de “responsividade” – princípio chave da democracia. Foram enviados três e-mails para cada parlamentar, mas o índice de resposta foi de apenas 11,16%, número muito inferior ao obtido em outros estudos que aplicaram metodologia semelhante. No quesito qualidade das respostas, obteve-se notas regulares. Dessa forma, levando-se em conta o objeto de pesquisa aqui tratado, ou seja, os e-mails oficiais das deputadas e deputados, conclui-se que os parlamentares e seus assessores ainda apresentam um grande déficit quanto ao cumprimento do papel de informar e dialogar com os cidadãos. Assim, o uso de recursos tecnológicos oficiais na intermediação da relação entre parlamentares e população parece muito longe de atingir um caráter efetivamente democrático.

Resumo em inglês. This paper sought to investigate the level of responsiveness of Brazilian federal deputies when contacted by a citizen through electronic media. Considering the opportunities of interaction made available by the information technology and communication (ICT) and taking into account the State public administration’s duty to dialogue with its people; the importance of assessing how the government has been answering to a citizen was emphasized. To achieve so, two experiments, which consist in sending emails to Federal Deputies and analyzing their answers in the light of the responsiveness’ concept (key principle of democracy), were conducted. Therefore, each representative received three emails, but the level of answers was only 11.16%. This number was much inferior compared to other studies which applied a likewise methodology. As to the quality of the answers, they were ordinary; consequently, considering this research object (the official emails from deputies), it was concluded that the politicians and their advisors still present a big debt in terms of fulfilling their roles of informing and dialogue with the people. Hence, the use of governmental technological resources as intermediary between congressional and people seems very far from achieving democratic effectiveness.

Resumo em espanhol. Este trabajo buscó investigar el grado de responsividad de los diputados federales brasileños cuando contactados por un ciudadano por medio electrónico. Reflexionando acerca de las oportunidades de interacción posibilitadas por las tecnologías de la información y comunicación (TICs) y el deber de la administración pública de un Estado democrático de dialogar con su pueblo, se verificó la importancia de evaluar como los representantes del pueblo han contestado el contacto hecho por un ciudadano. Para tanto, fueron realizados dos experimentos que consistieron en el envío de correos electrónicos para diputados federales, y las respuestas se analizaron en conformidad con criterios derivados del concepto de “responsividad” – principio clave de la democracia. Se enviaron tres correos electrónicos para cada político, pero el índice de respuesta fue solamente 11,16%, número mucho más pequeño que el obtenido en otros estudios que emplearon metodología similar. En términos de calidad de las respuestas, se obtuvo puntuaciones regulares. Luego, poniéndose en cuenta el objeto de la investigación (los mensajes oficiales de diputadas y diputados), se concluye que los representantes y sus asesores todavía presentan un gran déficit en lo que respecta al cumplimiento de su papel de informar y dialogar con los ciudadanos. Así, el uso de los recursos tecnológicos gubernamentales en la intermediación entre parlamentares y pueblo parece estar muy lejos de alcanzar un efectivo carácter democrático.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha