<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Repensando o estado brasileiro :
Normal view MARC view ISBD view

Repensando o estado brasileiro : em busca de um modelo sustentável / José A. Puppim de Oliveira, Ricardo Corrêa Gomes. --

By: Oliveira, José Antônio Puppim de.
Contributor(s): Gomes, Ricardo Corrêa.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Brasília, DF : Enap, 2018Description: p. 5-14.ISSN: 00349240.Subject(s): Crise Politica | Desenvolvimento Sustentável | Estado | Administração PúblicaOnline resources: Acesso ao PDF In: Revista do Serviço Público - RSP v. 69, ed. especial, p. 5-14, dez. 2018.Summary: As crises do Brasil, tanto no governo como na sociedade, vêm exacerbando nos últimos anos os problemas sociais, ambientais e econômicos. Para além das questões econômicas (taxa de juros, inflação etc.) e da “reforma política”, que estão no foco da mídia e dos debates políticos e acadêmicos, há muito pouca discussão aprofundada sobre as razões de não conseguirmos avançar na agenda de desenvolvimento nas últimas décadas, que estão justamente no modelo de Estado brasileiro. Não conseguiremos resolver os graves problemas da sociedade somente com ajustes nas taxas de juros ou com uma reforma política que limite direitos ou representações. Necessitamos discutir uma reforma na estrutura e no funcionamento do Estado, com um amplo debate junto à sociedade, em vez de às escondidas, com decisões a portas fechadas. Devido às oportunidades proporcionadas pelo bônus demográfico, temos a oportunidade única de fazer os ajustes necessários para que o país busque o desenvolvimento de forma sustentada nas próximas décadas. Talvez esta geração seja a última chance para esses ajustes, antes que o país tenha uma população mais envelhecida, o que dificultaria ainda mais as perspectivas de desenvolvimento de longo prazo.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Inclui bibliografia.

As crises do Brasil, tanto no governo como na sociedade, vêm exacerbando nos últimos anos os problemas sociais, ambientais e econômicos. Para além das questões econômicas (taxa de juros, inflação etc.) e da “reforma política”, que estão no foco da mídia e dos debates políticos e acadêmicos, há muito pouca discussão aprofundada sobre as razões de não conseguirmos avançar na agenda de desenvolvimento nas últimas décadas, que estão justamente no modelo de Estado brasileiro. Não conseguiremos resolver os graves problemas da sociedade somente com ajustes nas taxas de juros ou com uma reforma política que limite direitos ou representações. Necessitamos discutir uma reforma na estrutura e no funcionamento do Estado, com um amplo debate junto à sociedade, em vez de às escondidas, com decisões a portas fechadas. Devido às oportunidades proporcionadas pelo bônus demográfico, temos a oportunidade única de fazer os ajustes necessários para que o país busque o desenvolvimento de forma sustentada nas próximas décadas. Talvez esta geração seja a última chance para esses ajustes, antes que o país tenha uma população mais envelhecida, o que dificultaria ainda mais as perspectivas de desenvolvimento de longo prazo.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha