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O sistema de exame para o serviço público e sua influência na civilização chinesa / por Paul F. Cressy. --

By: CRESSY, Paul.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : Enap, 2013Description: p. 273-275.Subject(s): Seleção | Concurso Público | Estado | Serviço PúblicoOnline resources: Acesso ao PDF Revista do Serviço Público - RSP v. 64, n. 2, p. 273-275, abr. 2013.Summary: Os exames padrão estão na base do sistema de seleção para a entrada no serviço público brasileiro. Na China, esse modelo de seleção foi utilizado durante vários séculos, com alguns pequenos períodos de descontinuidade. Para muitos, a estabilidade do Estado chinês pode ser creditada, em parte, a esse sistema de “concurso público”. Um dos aspectos mais interessantes do exame era sua ênfase no conhecimento literário, literatura essa que tinha um conteúdo explicitamente didático e moral. Em alguns períodos, o conhecimento de poesia era um componente essencial da seleção. Esse modelo de seleção teria inspirado o Império Inglês a introduzir um processo de seleção baseado no conhecimento teórico. Nos dois casos, a experiência prática era adquirida durante o exercício profissional, como ocorre em muitas profissões até hoje e como sucede em todo sistema de seleção que adquire uma relativa estabilidade (caso da Diplomacia no Brasil, por exemplo).
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Inclui bibliografia.

Os exames padrão estão na base do sistema de seleção para a entrada no serviço público brasileiro. Na China, esse modelo de seleção foi utilizado durante vários séculos, com alguns pequenos períodos de descontinuidade. Para muitos, a estabilidade do Estado chinês pode ser creditada, em parte, a esse sistema de “concurso público”. Um dos aspectos mais interessantes do exame era sua ênfase no conhecimento literário, literatura essa que tinha um conteúdo explicitamente didático e moral. Em alguns períodos, o conhecimento de poesia era um componente essencial da seleção. Esse modelo de seleção teria inspirado o Império Inglês a introduzir um processo de seleção baseado no conhecimento teórico. Nos dois casos, a experiência prática era adquirida durante o exercício profissional, como ocorre em muitas profissões até hoje e como sucede em todo sistema de seleção que adquire uma relativa estabilidade (caso da Diplomacia no Brasil, por exemplo).

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