<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Notas para um "planning" alimentar brasileiro /
Normal view MARC view ISBD view

Notas para um "planning" alimentar brasileiro / por Rubens de Siqueira. --

By: SIQUEIRA, Rubens de.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : Enap, 2013Description: p. 393-412.ISSN: 00349240.Subject(s): Fome -- (subd. geog.) | Alimentação | Segurança Alimentar | Programas Governamentais | Saúde | PobrezaOnline resources: Acesso ao PDF Revista do Serviço Público - RSP v. 64, n. 3, p. 393-412, jul. 2013.Summary: Escrito para a Revista do Serviço Público em junho de 1950, o texto do médico da Universidade Federal Fluminense Rubens de Siqueira torna-se um marco para a compreensão dos atuais programas governamentais dedicados a combater a fome e a insegurança alimentar no Brasil. O artigo pode ser considerado como um dos primeiros esboços para a criação e estruturação de um plano alimentar para o país, apto a eliminar os problemas de nutrição e alimentação brasileiros. Foi escrito um ano antes do lançamento do livro clássico sobre essa temática de autoria de Josué de Castro - Geopolítica da fome: ensaio sobre os problemas de alimentação e de população do mundo. Rubens de Siqueira destaca a “desorganização” da ação governamental como causa relevante para má alimentação, ao lado da “ignorância” e da “pobreza”, justificativas comumente levantadas à época. O autor propõe, então, um modelo de gestão capaz de realizar uma coordenação inteligente dos esforços empreendidos pelas diversas organizações e setores governamentais que, no período, pudessem contribuir para promoção da segurança alimentar no país.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Inclui bibliografia.

Escrito para a Revista do Serviço Público em junho de 1950, o texto do médico da Universidade Federal Fluminense Rubens de Siqueira torna-se um marco para a compreensão dos atuais programas governamentais dedicados a combater a fome e a insegurança alimentar no Brasil. O artigo pode ser considerado como um dos primeiros esboços para a criação e estruturação de um plano alimentar para o país, apto a eliminar os problemas de nutrição e alimentação brasileiros. Foi escrito um ano antes do lançamento do livro clássico sobre essa temática de autoria de Josué de Castro - Geopolítica da fome: ensaio sobre os problemas de alimentação e de população do mundo. Rubens de Siqueira destaca a “desorganização” da ação governamental como causa relevante para má alimentação, ao lado da “ignorância” e da “pobreza”, justificativas comumente levantadas à época. O autor propõe, então, um modelo de gestão capaz de realizar uma coordenação inteligente dos esforços empreendidos pelas diversas organizações e setores governamentais que, no período, pudessem contribuir para promoção da segurança alimentar no país.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha