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Teletrabalho na atualidade : quais são os impactos no desempenho profissional, bem-estar e contexto de trabalho? / por Karina Pereira Bastos Vilarinho, Tatiane Paschoal, Gisela Demo. --

By: Vilarinho, Karina Pereira Bastos.
Contributor(s): PASCHOAL, Tatiane | DEMO,Gisela.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Brasília, DF : Enap, 2021Description: 133-162 p.ISSN: 00349240.Subject(s): Administração Pública | Trabalho | Flexibilização do Trabalho | Qualidade de Vida no TrabalhoOnline resources: Acesso ao PDF In: Revista do Serviço Público - RSP v. 72, n. 1, p. 133-162, mar. 2021.Summary: A partir da pandemia imposta pelo novo coronavírus, o teletrabalho mostrou-se uma alternativa de arranjo de trabalho promissora e desejável em tempos de isolamento social, de forma que tem recebido atenção cada vez mais prioritária nas agendas de pesquisas em gestão de pessoas no setor público. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) foi um dos pioneiros na utilização do teletrabalho no Brasil e, portanto, foi escolhido como lócus do estudo. Esta pesquisa levantou os pontos positivos e negativos do teletrabalho no Serpro, sob a ótica de chefes, teletrabalhadores e colegas de teletrabalhadores, e comparou empiricamente usuários e não usuários do teletrabalho quanto ao desempenho profissional, contexto de trabalho e bem-estar no trabalho. Utilizaram-se questionários e conduziram-se a análises textuais, análises de variância e Testes de Mann-Whitney. Entre os pontos positivos do teletrabalho, destacam-se o aumento da produtividade e melhorias na qualidade de vida do teletrabalhador. Entre os pontos negativos, destacam-se dificuldades técnicas e de convívio social. Quanto à comparação, os teletrabalhadores percebem mais positivamente seu contexto de trabalho, seu desempenho profissional e seu bem-estar no trabalho. Este estudo apresenta um diagnóstico que pode prover aos gestores públicos um olhar mais reflexivo no que tange à adoção e subsequente implantação do teletrabalho.Summary: A partir de la pandemia impuesta por el nuevo coronavirus, el teletrabajo demostró ser una alternativa de trabajo prometedora y deseable en tiempos de aislamiento social, por lo que ha recibido una atención cada vez más prioritaria en las agendas de investigación en gestión de personas en el sector público. El Servicio Federal de Procesamiento de Datos (Serpro) fue uno de los pioneros en la adopción del teletrabajo en Brasil y, por lo tanto, fue elegido como el lugar del estudio. Esta investigación exploró puntos positivos y negativos del teletrabajo en Serpro desde el punto de vista de jefes, teletrabajadores y compañeros de trabajo y comparó teletrabajadores y no teletrabajadores en cuanto al desempeño profesional, al contexto laboral y al bienestar laboral. Se utilizaron cuestionarios y se condujeron análisis textuales, análisis de variancia y tests de Mann-Whitney. Sobre los puntos positivos, se destacan el aumento de la productividad y de la calidad de vida. Sobre los puntos negativos, se destacan las dificultades técnicas y las limitaciones en la interacción social. Los teletrabajadores tienen percepciones más positivas del contexto laboral, desempeño profesional y bienestar laboral. El estudio presenta un diagnóstico que puede conceder a los gestores públicos una mirada crítica y reflexiva acerca de la adopción y utilización del teletrabajo.Summary: From the pandemic imposed by the new coronavirus, teleworking proved to be a promising and desirable work arrangement alternative in times of social isolation, so that it has received increasingly priority attention in human resources management research agendas in the public sector. Federal Data Processing Service (Serpro) was one of the pioneers in adopting teleworking in Brazil and, therefore, it was the locus of this study. This study explored the positive and negative sides of teleworking in Serpro from the point of view of managers, teleworkers and colleagues and also compared teleworkers and no teleworkers with regard to the professional performance, work context and work well-being. The research method included questionnaires and textual analysis, analysis of variance and Mann-Whitney tests. About the positive sides of teleworking, the most relevant points were productivity increase and quality of life increase. About negative sides, technical difficulties and social interaction limitations can be pointed out. Results also showed that teleworkers have more positive perceptions about work context, professional performance and work well-being. This study provides a reflective look on adopting and implementing teleworking for public managers.
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Inclui bibliografia.

Resumo em português. A partir da pandemia imposta pelo novo coronavírus, o teletrabalho mostrou-se uma alternativa de arranjo de trabalho promissora e desejável em tempos de isolamento social, de forma que tem recebido atenção cada vez mais prioritária nas agendas de pesquisas em gestão de pessoas no setor público. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) foi um dos pioneiros na utilização do teletrabalho no Brasil e, portanto, foi escolhido como lócus do estudo. Esta pesquisa levantou os pontos positivos e negativos do teletrabalho no Serpro, sob a ótica de chefes, teletrabalhadores e colegas de teletrabalhadores, e comparou empiricamente usuários e não usuários do teletrabalho quanto ao desempenho profissional, contexto de trabalho e bem-estar no trabalho. Utilizaram-se questionários e conduziram-se a análises textuais, análises de variância e Testes de Mann-Whitney. Entre os pontos positivos do teletrabalho, destacam-se o aumento da produtividade e melhorias na qualidade de vida do teletrabalhador. Entre os pontos negativos, destacam-se dificuldades técnicas e de convívio social. Quanto à comparação, os teletrabalhadores percebem mais positivamente seu contexto de trabalho, seu desempenho profissional e seu bem-estar no trabalho. Este estudo apresenta um diagnóstico que pode prover aos gestores públicos um olhar mais reflexivo no que tange à adoção e subsequente implantação do teletrabalho.

Resumo em espanhol. A partir de la pandemia impuesta por el nuevo coronavirus, el teletrabajo demostró ser una alternativa de trabajo prometedora y deseable en tiempos de aislamiento social, por lo que ha recibido una atención cada vez más prioritaria en las agendas de investigación en gestión de personas en el sector público. El Servicio Federal de Procesamiento de Datos (Serpro) fue uno de los pioneros en la adopción del teletrabajo en Brasil y, por lo tanto, fue elegido como el lugar del estudio. Esta investigación exploró puntos positivos y negativos del teletrabajo en Serpro desde el punto de vista de jefes, teletrabajadores y compañeros de trabajo y comparó teletrabajadores y no teletrabajadores en cuanto al desempeño profesional, al contexto laboral y al bienestar laboral. Se utilizaron cuestionarios y se condujeron análisis textuales, análisis de variancia y tests de Mann-Whitney. Sobre los puntos positivos, se destacan el aumento de la productividad y de la calidad de vida. Sobre los puntos negativos, se destacan las dificultades técnicas y las limitaciones en la interacción social. Los teletrabajadores tienen percepciones más positivas del contexto laboral, desempeño profesional y bienestar laboral. El estudio presenta un diagnóstico que puede conceder a los gestores públicos una mirada crítica y reflexiva acerca de la adopción y utilización del teletrabajo.

Resumo em inglês. From the pandemic imposed by the new coronavirus, teleworking proved to be a promising and desirable work arrangement alternative in times of social isolation, so that it has received increasingly priority attention in human resources management research agendas in the public sector. Federal Data Processing Service (Serpro) was one of the pioneers in adopting teleworking in Brazil and, therefore, it was the locus of this study. This study explored the positive and negative sides of teleworking in Serpro from the point of view of managers, teleworkers and colleagues and also compared teleworkers and no teleworkers with regard to the professional performance, work context and work well-being. The research method included questionnaires and textual analysis, analysis of variance and Mann-Whitney tests. About the positive sides of teleworking, the most relevant points were productivity increase and quality of life increase. About negative sides, technical difficulties and social interaction limitations can be pointed out. Results also showed that teleworkers have more positive perceptions about work context, professional performance and work well-being. This study provides a reflective look on adopting and implementing teleworking for public managers.

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