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Uma análise quantitativa do processo de concorrência em compras públicas dos pregões da Prefeitura Municipal de Pelotas / por Rodrigo Nobre Fernandez, Thaís Garcia Riba. --

By: Fernandez, Rodrigo Nobre.
Contributor(s): Riba, Thaís Garcia.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Brasília : ENAP, 2021Description: 67-100 p.Other title: Competencia en las compras públicas: un análisis económico de las subastas del Municipio de Pelotas | A quantitative analysis of the competition process in public purchases of Pelotas' reverse auctions.Subject(s): Licitação | Pregão (Licitação pública) -- (subd. geog.) | Compras GovernamentaisOnline resources: Acesso ao PDF In: Revista do Serviço Público - RSP v. 72, n. 1, p. 67-100, mar. 2021.Summary: Este trabalho teve por objetivo avaliar quais fatores determinam a concorrência, medida pelo número de vencedores, em cada certame, das licitações realizadas pela Prefeitura Municipal de Pelotas. Analisou-se o período de 2016 a 2017, observando-se as licitações no formato de pregão presencial ou eletrônico, que visam à aquisição de bens e serviços comuns pela administração pública com o menor preço possível. Para atingir tal meta, construiu-se uma base de dados com informações referentes a 591 pregões disponíveis na página virtual do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e aplicou-se o modelo de regressão de Poisson. Em suma, os resultados apontam que o valor do edital apresenta um efeito positivo no número de vencedores, sendo que o aumento de uma unidade dessa variável aumenta em média em 12% o número de ganhadores. Contudo, o fato de o certame apresentar pelo menos um item frustrado reduz, em média, em 30% o número de vencedores. Adicionalmente, verificou-se que o aumento de dois meses no tempo entre o lançamento e a homologação do edital acarreta, em média, um impacto positivo de aproximadamente 25% no número dos ganhadores. Esses achados podem sugerir que compras com valor mais elevado e com o prazo mais dilatado podem favorecer a administração pública no aumento da concorrência e consequentemente na obtenção de um preço unitário mais baixo.Summary: Este trabajo tuvo como objetivo evaluar qué factores determinan la competencia, medida por el número de ganadores en cada evento, de las licitaciones realizadas por el Ayuntamiento de Pelotas. El análisis se realizó para el período de 2016 a 2017, y fueron observadas las licitaciones en el formato de subasta presencial y de subasta electrónica, destinadas a la adquisición de bienes y servicios comunes por parte de la Administración Pública al menor precio posible. Para lograr este objetivo, se construyó una base de datos con información referente a 591 subastas disponibles en la página virtual del Tribunal de Cuentas del Estado de Rio Grande do Sul y se aplicó el modelo de regresión de Poisson. En resumen, los resultados demuestran que el valor del aviso público tiene un efecto positivo en el número de ganadores, de esa manera el aumento de una unidad de esta variable aumenta el número de ganadores en promedio en 12%. Sin embargo, si el impacto del evento presenta al menos un artículo frustrado reduce el número de ganadores en promedio en 30%. Adicionalmente, se comprobó que el incremento de dos meses en el tiempo entre el lanzamiento y la homologación del aviso público provoca, en promedio, un impacto positivo de aproximadamente 25% en el número de ganadores. Estos hallazgos pueden sugerir que las compras de mayor valor y mayor plazo pueden favorecer a la Administración Pública para incrementar la competición y consecuentemente obtener un precio unitario más bajo.Summary: This work aimed to evaluate which factors determine the competition, measured by the winners’ number in each event, of the public bids held by the Municipality of Pelotas. The analysis was conducted taking the period from 2016 to 2017, observing the bids in the presential or electronic reverse auction format, aimed at the acquisition of common goods and services by the Public Administration at the lowest possible price. To achieve this goal, a database was built with information referring to 591 reverse auctions sessions available on the virtual page of the Rio Grande do Sul Province Court of Accounts and the Poisson regression model was applied. In summary, the results show that the monetary value of the public bid has a positive effect on the number of winners, with the increase of one unit of this variable increasing the number of winners on average by 12%. However, the impact of the contest has presented frustrated items reduces the number of winners on average by 30%. Additionally, it was found that the two-month increase in the time between the launch and the approval of the public bid on average has a positive impact of approximately 25% on the number of winners. These findings may suggest that purchases with a higher value and with a longer term may favor Public Administration in increasing competition and consequently in obtaining a lower unit price.
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Resumo em português. Este trabalho teve por objetivo avaliar quais fatores determinam a concorrência, medida pelo número de vencedores, em cada certame, das licitações realizadas pela Prefeitura Municipal de Pelotas. Analisou-se o período de 2016 a 2017, observando-se as licitações no formato de pregão presencial ou eletrônico, que visam à aquisição de bens e serviços comuns pela administração pública com o menor preço possível. Para atingir tal meta, construiu-se uma base de dados com informações referentes a 591 pregões disponíveis na página virtual do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e aplicou-se o modelo de regressão de Poisson. Em suma, os resultados apontam que o valor do edital apresenta um efeito positivo no número de vencedores, sendo que o aumento de uma unidade dessa variável aumenta em média em 12% o número de ganhadores. Contudo, o fato de o certame apresentar pelo menos um item frustrado reduz, em média, em 30% o número de vencedores. Adicionalmente, verificou-se que o aumento de dois meses no tempo entre o lançamento e a homologação do edital acarreta, em média, um impacto positivo de aproximadamente 25% no número dos ganhadores. Esses achados podem sugerir que compras com valor mais elevado e com o prazo mais dilatado podem favorecer a administração pública no aumento da concorrência e consequentemente na obtenção de um preço unitário mais baixo.

Resumo em espanhol. Este trabajo tuvo como objetivo evaluar qué factores determinan la competencia, medida por el número de ganadores en cada evento, de las licitaciones realizadas por el Ayuntamiento de Pelotas. El análisis se realizó para el período de 2016 a 2017, y fueron observadas las licitaciones en el formato de subasta presencial y de subasta electrónica, destinadas a la adquisición de bienes y servicios comunes por parte de la Administración Pública al menor precio posible. Para lograr este objetivo, se construyó una base de datos con información referente a 591 subastas disponibles en la página virtual del Tribunal de Cuentas del Estado de Rio Grande do Sul y se aplicó el modelo de regresión de Poisson. En resumen, los resultados demuestran que el valor del aviso público tiene un efecto positivo en el número de ganadores, de esa manera el aumento de una unidad de esta variable aumenta el número de ganadores en promedio en 12%. Sin embargo, si el impacto del evento presenta al menos un artículo frustrado reduce el número de ganadores en promedio en 30%. Adicionalmente, se comprobó que el incremento de dos meses en el tiempo entre el lanzamiento y la homologación del aviso público provoca, en promedio, un impacto positivo de aproximadamente 25% en el número de ganadores. Estos hallazgos pueden sugerir que las compras de mayor valor y mayor plazo pueden favorecer a la Administración Pública para incrementar la competición y consecuentemente obtener un precio unitario más bajo.

Resumo em inglês. This work aimed to evaluate which factors determine the competition, measured by the winners’ number in each event, of the public bids held by the Municipality of Pelotas. The analysis was conducted taking the period from 2016 to 2017, observing the bids in the presential or electronic reverse auction format, aimed at the acquisition of common goods and services by the Public Administration at the lowest possible price. To achieve this goal, a database was built with information referring to 591 reverse auctions sessions available on the virtual page of the Rio Grande do Sul Province Court of Accounts and the Poisson regression model was applied. In summary, the results show that the monetary value of the public bid has a positive effect on the number of winners, with the increase of one unit of this variable increasing the number of winners on average by 12%. However, the impact of the contest has presented frustrated items reduces the number of winners on average by 30%. Additionally, it was found that the two-month increase in the time between the launch and the approval of the public bid on average has a positive impact of approximately 25% on the number of winners. These findings may suggest that purchases with a higher value and with a longer term may favor Public Administration in increasing competition and consequently in obtaining a lower unit price.

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