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Política de gestão de custos no setor público : uma análise da implementação da gestão de custos como instrumentos de governança a partir da experiência de uma instituição de ensino / por Welinton Vitor dos Santos. --

By: Santos, Welinton Vitor dos.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Brasília : Enap, 2021Description: 129 f. : il. ; tabs. ; grafs. color.Subject(s): Gestão Financeira | Controle de preços -- (subd. geog.) | Implementação | EconomiaOnline resources: Acesso ao PDF
Contents:
1 INTRODUÇÃO 1.1 Justificativa 1.2 Delimitação do Estudo 2 METODOLOGIA DA PESQUISA 2.1 Desenho da Pesquisa 2.2 Considerações metodológicas 2.3 Objetivos da Pesquisa 3 REFERENCIAL TEÓRICO 3.1 Governança no Setor Público e Gestão de Custos 3.2 Contabilidade de Custos e sua aplicação no Setor Público 3.3 A Gestão de Custos como Política Pública 3.4 Gestão Estratégica de Custos como instrumento central da Política de Gestão de Custos no Setor Público 3.5 Implementação de uma Política de Gestão de Custos no Setor Público 3.6 Avaliando a Gestão de Custos 4 GESTÃO DE CUSTOS NO GOVERNO FEDERAL 4.1 Sistema de Informação de Custos - Modelo de Implementação 4.2 Sistema de Informação de Custos - Evolução 4.3 Arranjo Institucional da Gestão de Custos no Governo Federal 5 SICGESP-INFRASIG DE INFORMAÇÃO E GESTÃO DE CUSTOS APLICADOS AO SETOR PÚBLICO 6 A GESTÃO DE CUSTOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS 6.1 Contexto organizacional 6.2 Processo de implementação da Gestão de Custos 6.3 Sistema de Governança Baseado em Custos - Resultados no contexto da UFAM 6.3.1 RELATÓRIO GERENCIAL DE CUSTOS 6.3.2 RELATÓRIO DE NÍVEL DE SERVIÇOS COMPARÁVEL 6.3.3 ADERÊNCIA DO SICGESP À POLÍTICA DE CUSTOS DO GOVERNO FEDERAL 7 CONCLUSÃO
Dissertation note: Dissertação apresentada à Escola Nacional de Administração Pública, como parte das exigências do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento. Summary: Este trabalho é uma pesquisa exploratória e descritiva, que, a partir da experiência de uma instituição federal de ensino superior, foi analisada como se dá a implementação da Gestão de Custos em uma entidade do setor público, os principais desafios para sua implementação e os fatores críticos de sucesso. A necessidade de uma gestão de custos bem definida e efetiva é de grande relevância para o setor público e no governo federal a política de custos é direcionada pela STN do Ministério da Economia e tem no SIC o seu principal instrumento. A entidade selecionada foi a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que vem passando por esse processo desde 2019 com a utilização do SICGESP como Infrasig para Gestão de Custos. Observou-se que o SICGESP é aderente ao SIC e à política de gestão de custos do governo federal.
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Tese Biblioteca Graciliano Ramos
Tese 352.4 S2373p (Browse shelf) Ex. 1 Available 2022-0098

Dissertação apresentada à Escola Nacional de Administração Pública, como parte das exigências do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento.

1 INTRODUÇÃO 1.1 Justificativa 1.2 Delimitação do Estudo 2 METODOLOGIA DA PESQUISA 2.1 Desenho da Pesquisa 2.2 Considerações metodológicas 2.3 Objetivos da Pesquisa 3 REFERENCIAL TEÓRICO 3.1 Governança no Setor Público e Gestão de Custos 3.2 Contabilidade de Custos e sua aplicação no Setor Público 3.3 A Gestão de Custos como Política Pública 3.4 Gestão Estratégica de Custos como instrumento central da Política de Gestão de Custos no Setor Público 3.5 Implementação de uma Política de Gestão de Custos no Setor Público 3.6 Avaliando a Gestão de Custos 4 GESTÃO DE CUSTOS NO GOVERNO FEDERAL 4.1 Sistema de Informação de Custos - Modelo de Implementação 4.2 Sistema de Informação de Custos - Evolução 4.3 Arranjo Institucional da Gestão de Custos no Governo Federal 5 SICGESP-INFRASIG DE INFORMAÇÃO E GESTÃO DE CUSTOS APLICADOS AO SETOR PÚBLICO 6 A GESTÃO DE CUSTOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS 6.1 Contexto organizacional 6.2 Processo de implementação da Gestão de Custos 6.3 Sistema de Governança Baseado em Custos - Resultados no contexto da UFAM 6.3.1 RELATÓRIO GERENCIAL DE CUSTOS 6.3.2 RELATÓRIO DE NÍVEL DE SERVIÇOS COMPARÁVEL 6.3.3 ADERÊNCIA DO SICGESP À POLÍTICA DE CUSTOS DO GOVERNO FEDERAL 7 CONCLUSÃO

Este trabalho é uma pesquisa exploratória e descritiva, que, a partir da experiência de uma instituição federal de ensino superior, foi analisada como se dá a implementação da Gestão de Custos em uma entidade do setor público, os principais desafios para sua implementação e os fatores críticos de sucesso. A necessidade de uma gestão de custos bem definida e efetiva é de grande relevância para o setor público e no governo federal a política de custos é direcionada pela STN do Ministério da Economia e tem no SIC o seu principal instrumento. A entidade selecionada foi a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que vem passando por esse processo desde 2019 com a utilização do SICGESP como Infrasig para Gestão de Custos. Observou-se que o SICGESP é aderente ao SIC e à política de gestão de custos do governo federal.

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