Aprendendo a pensar com a sociologia / por Zygmunt Bauman, Tim May; tradução por Alexandre Werneck. --
By: Bauman, Zygmunt.
Contributor(s): May, Tim | Werneck, Alexandre [trad.].
Material type: BookPublisher: Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 2010Description: 301 p.ISBN: 9788537801970.Subject(s): SociologiaItem type | Current location | Collection | Call number | Copy number | Status | Date due | Barcode |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Livro Geral | Biblioteca Graciliano Ramos | Livro Geral | 301 B347a (Browse shelf) | Ex. 1 | Available | 2022-0152 |
Título original: Thinking sociologically
Inclui índice.
Introdução: A sociologia como disciplina Em busca de distinção Sociologia e senso comum Parte l - Ação, identidade e entendimento na vida cotidiana Alguém com os outros Escolha, liberdade e convivência com os outros Alguém com o outro: perspectivas sociológicas Socialização, importância e ação Observação e sustentação de nossas vidas Fundamentando nossas vidas: interação, entendimento e distância social Observando e vivendo a vida: fronteiras e outsiders Laços: para falar em "nós" Comunidades: forjar o consenso e lidar com o conflito Cálculo, racionalização e vida grupal Parte II - Viver nossas vidas: desafios, escolhas e coerções Decisões e ações: poder, escolha e dever moral Tomadas de decisão Valores, poder e ação A motivação para agir Fazer acontecer: dádivas, trocas e intimidade nas relações Pessoal e impessoal: a dádiva e a troca À procura de nós mesmos: amor, intimidade, carinho e mercadorias A mercantilização da identidade O cuidado de nós: corpo, saúde e sexualidade Em busca de segurança Self corporificado: perfeição e satisfação A busca de saúde e boa forma Corpo e desejo Corpo, sexualidade e gênero Tempo, espaço e (des)ordem A experiência do espaço e do tempo Sociedade de risco Autonomia, ordem e caos Traçar fronteiras: cultura, natureza, Estado e território Natureza e cultura Estado, nações e nacionalismo Os negócios na vida cotidiana: consumo, tecnologia e estilos de vida Tecnologia, expertise e habilidades Consumo e publicidade Estilos de vida, produtos e mercado Parte IIl - Olhar para o passado, ansiar pelo futuro Aprendendo a pensar com a sociologia O olhar sociológico Expectativas e pensamento sociológicos Sociologia: três estratégias emergem das sombras Tensões sociais, formas de viver e objetivos sociológicos Sociologia e liberdade Índice remissivo
There are no comments for this item.